TJMT e CNJ lançam nova versão do PJe
A Coordenadoria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, em conjunto com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), lançou nesta terça-feira (7 de julho) a nova versão do Processo Judicial Eletrônico, o PJE 1.0.21. Essa atualização está disponível desde as 10h de hoje no Juizado Especial da Fazenda Pública da Comarca de Cuiabá, no Juizado Especial da Comarca de Barra do Bugres (168km a médio-norte de Cuiabá) e aos advogados que utilizam o sistema.
O software com modelo mais avançado foi desenvolvido pelo CNJ com sugestão dos Tribunais de Justiça de Mato Grosso, Pernambuco, Amazonas e Paraíba, os quatro no país que já implantaram e utilizam o sistema. Tribunais Federais e do Trabalho que também usam o PJE também colaboraram nessa tarefa.
|
“As atualizações são fruto do compartilhamento de informação entre os tribunais. De acordo com a prática e o uso do sistema vão surgindo melhorias e percepções de novas funcionalidades”, assinalou Rafael Brecailo Kloeckner, analista de sistemas do TJMT, que explicou não haver necessidade de treinamentos para a utilização do novo PJE. “Grandes mudanças vão ser amplamente divulgadas, por enquanto não há necessidade”, ponderou.
|
![]() |
|
O coordenador da Coordenadoria de Tecnologia da Informação do TJMT, Carlos Campelo, observou que o objetivo deste constante aperfeiçoamento é fazer com que os usuários internos e externos tenham melhor condição para trabalhar. Ele também conclamou os advogados para buscar informações sobre o PJE e procurar utilizá-lo nas unidades onde a ferramenta já é realidade.
|
![]() |
A grande vantagem do PJE, segundo o coordenador da TI, é a economia de tempo e o rompimento da barreira imposta pela distância. “O operador do Direito que atua em Tangará da Serra já pode peticionar em Barra do Bugres sem sair do lugar”, salientou.
Mudanças - O PJE foi melhorado em diversos pontos como, por exemplo, com a inclusão da pesquisa de processo nas tarefas. Outra mudança foi a disponibilização da aba Expedientes no painel do Usuário/Magistrado. Os agrupadores do Painel do Magistrado também passaram por ajustes e foram reunidos em Visualizar Agrupadores. A nova versão também passou a permitir a vinculação de arquivo PDF para todos os perfis de usuários.
Leia notícias correlatas:
Fotos: Jocil Serra/Agência Phocus
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
(65) 3617-3393/3394













