Ir para o conteúdo principal
Selo de Transparência
Logo CNJ

 18/09/2012   10:09 

Compartilhe: 

Servidores de Jaciara recebem Caravana Bem Viver

A Caravana do Bem Viver do Tribunal de Justiça de Mato Grosso chegou à Comarca de Jaciara (144km a sul de Cuiabá). Os servidores participaram ativamente da primeira fase da visita, que consiste em palestras esclarecedoras com referência à qualidade de vida, riscos de doenças e hábitos não saudáveis, como o fumo e o alcoolismo.
 
“Agradecemos a presença da equipe e podemos afirmar que a participação será muito boa. O tema saúde é essencial não só para nossas vidas pessoais, mas também para o melhor exercício de nossas funções. Devemos cuidar de nosso corpo, assim teremos melhor capacidade laboral e qualidade de vida”, comentou o juiz Francisco Ney Gaíva, diretor substituto da comarca, que realizou a abertura dos trabalhos.
 
A nutricionista do TJMT, Anna Christina Preuss explicou o motivo da visita e os trabalhos a serem desenvolvidos com os servidores. “Vocês terão mais informações sobre doenças e vícios que nos acometem e também maneiras para evitarmos os problemas”, disse a nutricionista responsável por ministrar informações aos servidores referentes à alimentação e à importância de se ingerir comidas ricas em nutrientes. Ela abordou um dos temas mais preocupantes: a obesidade, suas causas e formas de se evitar o mal que se espalha entre a população brasileira.
 
A psicóloga Maria Helena Monteiro Paixão abordou o tema alcoolismo. “É uma doença que não faz mal apenas ao físico, mas também aos relacionamentos pessoais. É uma doença crítica que atinge toda a família. Devemos nos alertar para evitarmos este problema”, pontuou a psicóloga. O médico Bruno Borges falou sobre o colesterol bom e o ruim, glicose e a glicemia, além dos valores de referência para cada um dos itens abordados. “Logo vocês se submeterão aos exames de laboratório, que nos ajudarão a verificar como está a saúde de cada um dos servidores, podendo auxiliá-los na busca por uma vida mais saudável”, antecipou o médico.
 
Os resultados dos exames dos materiais que estão sendo coletados em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Jaciara devem ser divulgados a cada um dos servidores em sete dias. A enfermeira Allessandra Mediana Ferreira explicou a necessidade do período em jejum para a coleta do sangue. “É muito importante que não se ultrapasse 14 horas. Isso assegura ainda mais a veracidade do material coletado, que apontará como nosso organismo de fato está”, disse.
 
A gestora administrativa Audyrlene Rocha Almeira salientou a necessidade da constância das informações repassadas pela Caravana. “Acho muito necessário, deveríamos ter ainda mais vezes esse tipo de atenção, pois em muitas oportunidades nos esquecemos de cuidar da nossa rotina alimentar, por exemplo. Digo isso porque acho que posso melhorar muito nesse aspecto. A atividade física já pratico e percebo que rendo muito mais quando faço exercícios físicos”, disse a gestora, que se exercita na academia de ginástica regularmente.
 
O assessor de gabinete Ricardo Oliveira Lima acompanhou as palestras atentamente. “Tenho um motivo especial. Minha família tem problemas de diabetes e eu procuro me cuidar, por isso prestei bastante atenção. Acho importantíssimo esse trabalho. Muitos colegas também acharam o mesmo”, concluiu.
 
 A Caravana ainda é composta pela dentista Maria Cristina Deveza Serafim e a líder em eventos e cultura do Programa Bem Viver, Gloria Maria Botelho Ferreira Fernandes. Depois de Jaciara será a vez dos servidores da Comarca de Dom Aquino serem atendidos.
 
Leia notícias correlatas:
 
 
 
 
 
 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tj.mt.gov.br
(65) 3617-3393/3394