Escola dos Servidores completa cinco anos nesta 4ª
|
Nesta quarta-feira (3 de abril), a Escola dos Servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso completa cinco anos de instalação. Para marcar a data, será realizado workshop voltado para dirigentes do TJMT e palestra para servidores do Tribunal e das comarcas de Cuiabá e Várzea Grande. Os dois eventos serão ministrados pela consultora Dulce Magalhães e vão tratar de mudanças de paradigmas e da forma como atualmente a cultura institucional é vista. O workshop será realizado entre das 8h às 12h e a palestra será das 17h às 18h30, na sede da própria escola.
|
![]() |
O workshop Liderança de Alta Performance vai trabalhar a liderança dos coordenadores, diretores e assessores, mostrando o foco da atual administração do Judiciário Estadual. O evento será aberto pelo presidente do TJ, Orlando Perri, e contará ainda com a presença da alta administração da Instituição.
“Estamos vivendo um momento de transição inquietante para várias pessoas, pois convivemos com modelos diferentes de mundo ao mesmo instante. Por isso é que temos empresas modernas com formas de gestão atual e temos empresa arcaicas baseadas em princípios de autoritarismo. O workshop é uma forma de se atualizar e atualização é fundamental para o exercício de novas possibilidade e novos métodos, principalmente em momentos de transição. Nesse sentido vamos trabalhar aspectos da liderança, do trabalho cooperativo, do desenvolvimento de pessoas, do desenho moderno de uma equipe, tudo com foco no desenvolvimento do ser humano”, pontua a palestrante.
Já no período vespertino, a palestra Competência Emocional - o caminho para a vitória vai trabalhar também a necessidade da pró-atividade e da automudança dos servidores. “De um modo geral há a necessidade da mudança de paradigmas, da emancipação e da iniciativa com um viés muito forte na gestão do tempo. Cada um deve saber como gerenciar o seu tempo, a sua agenda, o seu dia a dia. Por exemplo, o exercício do tempo é uma tomada de decisão que tem duas palavras para se escolher a todo o momento. Quando digo sim para o que eu quero e não para o que é irrelevante, o tempo é gerenciado corretamente, mas quando ocorre o contrário o tempo fica confuso. O servidor precisa entender que não é a pressão de fora que faz o resultado e que o tempo é um aspecto super relevante na gestão de resultados.”
Dulce Magalhães é educadora, escritora e palestrante.Graduada Ph.D em Filosofia com foco em Planejamento de Carreira pela Universidade Columbia (USA), mestre em Comunicação Empresarial pela Universidade de Londres (Inglaterra), pós-graduada em Marketing pela ESPM-SP, com especialização em Educação de Adultos pelas Universidades de Roma (Itália) e Oxford (Inglaterra), representante Brasileira no Seminário de Cultura e Comunicação da Unesco - USA.
Histórico - A Escola dos Servidores foi criada em 2008 com o objetivo de aprimorar a atividade jurisdicional mediante promoção continuada de eventos, conferências e cursos presenciais e à distância sobre temas relevantes para a gestão judiciária. O setor também prima pela integração, formação, aperfeiçoamento, e capacitação dos servidores do Poder Judiciário para o desempenho de suas funções. Desde que foi instalada, o setor conta 29.095 participações de servidores nas capacitações oferecidas, 207 execuções de cursos e 543 turmas presenciais e ensino à distância (EAD) e ainda 12 pós-graduações, somando 381 participantes.
A coordenadoria também se destaca na criação de cursos que podem ser acessados pela internet, como é o caso do Curso EAD Malote Digital, criado para ensinar o correto manuseio do programa que permite troca de informações entre diversos órgãos da justiça estadual, federal e do trabalho. O curso foi desenvolvido por instrutores da Escola dos Servidores e mais tarde expandido para vários tribunais do país por meio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Keila Maressa
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
(65) 3617-3393/3394
Leia matérias correlatas:












