Ir para o conteúdo principal
Selo de Transparência
Logo CNJ

 05/06/2013   19:43 

Compartilhe: 

Evento do Meio Ambiente é sucesso absoluto

 
O evento em comemoração ao Dia Internacional do Meio Ambiente realizado pelo Poder Judiciário no Fórum da Capital teve uma boa adesão dos servidores e jurisdicionados que passaram pelo local. Todos que passaram queriam uma muda de planta ou levaram materiais recicláveis para trocar por um copo estilizado do Juizado Volante Ambiental (Juvam).
 
A divulgação das atividades do Juvam e da Vara Especializada do Meio Ambiente (Vema) também foi bastante intensa. As pessoas conferiram a exposição de fotos que mostram o trabalho de combate à dengue, à pesca na piracema e à venda de aves silvestres cuja venda é proibida.
 
 
O público também pôde conferir a variedade de produtos artesanais feitos de materiais recicláveis, bolsas feitas de caixinhas de leite e filtros usados para coar café, objetos decorativos confeccionados com jornal e garrafas pets, ímãs de geladeira e chaveiros elaborados com frascos de vacina, porta canetas que teve como matéria-prima o papelão e CDs.
 
As pessoas também conheceram os trabalhos desenvolvidos pela Associação Voz Animal (AVA) que acolhe, cuida e encaminha para a adoção cachorros e gatos abandonados. A Ong trabalha com serviços voluntários e recebe doações para funcionar. O Juvam doa ração e materiais para construção de abrigo, que é ofertada por meio de transações penais junto a pessoas que cometeram crimes ambientais. A presidente da AVA, Maria das Dores Gonçalves da Silva, apresentou a cadela Zig, recolhida das ruas após ser atropelada e ficar paraplégica.
 
O advogado Rodrigo Braga levou um ipê amarelo e um roxo para plantar em sua chácara na estrada de Chapada dos Guimarães e agradar a sua mãe que é amante das plantas nativas. “Este tipo de iniciativa é muito importante para conscientizar e incentivar a rearborização”, destacou.
 
A comemoração também foi prestigiada pelo corregedor-geral de Justiça, desembargador Sebastião de Moraes Filho, que levou um exemplar de cada variedade oferecida, acerola, goiaba, tamarindo, caju, jacarandá mimoso, ipê amarelo, roxo e rosa. “Este trabalho é maravilhoso e muitos desconhecem”, frisou. 
 
O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Orlando Perri, destacou que é importante não deixar o dia passar em branco. “É necessário lembrar que temos um meio ambiente para preservar e que não podemos viver em um mundo poluído, tratasse do nosso futuro e dos nossos filhos”. 
 
 
 
O juiz Rodrigo Curvo, responsável pelo Juvam, destacou que  “o local é interessante pelo grande fluxo de pessoas. Cerca de 3 mil pessoas entre advogados e partes de processos circulam diariamente por aqui, sem contar os 904 servidores, magistrados, estagiários, comissionados e terceirizados”. 
 
Escola dos Servidores – A Escola dos Servidores do TJMT também comemorou o dia do Meio Ambiente com entregas de mudas na sede do Tribunal, no Anexo Administrativo Desembargador António de Arruda e no Fórum de Várzea Grande. A ação buscou fomentar a conscientização dos servidores em relação à responsabilidade social. Os representantes da Escola entregaram além de mudas de plantas frutíferas nativas do Estado, panfleto informativo sobre como cuidar das plantas.

Glaucia Colognesi
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394
 
Leia mais sobre o assunto.