acessibilidade do site.

 25/07/2013   10:00 

Compartilhe: 

Curso para brigadista no TJ tem 90 vagas

 
O primeiro curso de formação de brigadista oferecido pela Coordenadoria Militar do Tribunal de Justiça de Mato Grosso oferece 90 vagas para servidores do TJ. O treinamento será realizado na Escola dos Servidores, no mês de agosto, dividindo os inscritos em três turmas. A primeira fará o treinamento nos dias 14 e 15, a segunda turma nos dias 21 e 22 e a terceira equipe nos dias 28 e 29. O horário das aulas será das 8h às 12h.
 
A capacitação que terá 8 horas/aula será teórica e prática. As inscrições serão realizadas na Escola por meio do preenchimento de um formulário que será disponibilizado nos próximos dias. O coordenador militar, coronel Wilson Batista, explica que os servidores que voluntariamente se dispuserem a ser brigadistas serão preparados para atuar nos princípios de incêndio até a chegada de uma equipe do Corpo de Bombeiros.
 
Serão ministrados ensinamentos básicos sobre prevenção, isolamento e extinção do fogo de acordo com o previsto na legislação específica, a Norma Brasileira Regulamentadora (NBR 14276/2006) adotada pelo Corpo de Bombeiros de Mato Grosso.
 
Conforme o coordenador do curso, capitão José Neto da Silva Lima, serão dentre os assuntos abordados no curso estão as responsabilidades de um brigadista, combustão e os elementos de reação em cadeia, os tipos de propagação do fogo (condução, convecção e irradiação), classes/intensidade de incêndio (baixo, médio, alto) noções básicas de primeiros socorros.
 
Os alunos serão orientados principalmente para o manuseio correto do extintor de incêndio. “Eles vão saber reconhecer os variados tipos de extintores e para que serve cada um. Por exemplo, o que contém CO2 é indicado para apagar fogo de material energizado, o de pó químico para produtos inflamáveis e o de água para madeiras, papéis, ou seja, materiais da classe A”, explicou o capitão Neto.
 
Os servidores das comarcas também terão a sua vez. Isso porque será instalada uma brigada de incêndio na sede do TJ e em 17 comarcas onde o Corpo de Bombeiros está presente com destacamentos conforme a parceria inédita firmada entre as duas instituições.
 
O segundo curso será ofertado em setembro para servidores dos Fóruns da Capital e de Várzea Grande, Juizado Volante Ambiental (Juvam) e do Complexo Pomery. A data exata ainda será definida, bem como todo o calendário de cursos que irá contemplar servidores do interior. Quem fizer o curso receberá um certificado da Divisão de Ensino, Instrução e Pesquisa do Corpo de Bombeiros (DEIP).
 
 
Glaucia Colognesi
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
(65) 3617-3393/3394
 
Leia mais