TJ implanta correções na rede de computadores
![]() |
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso a partir da próxima terça-feira (9 de julho) estará implantando correções na sua política de utilização de rede de computadores. As modificações têm o objetivo de padronizar as estações de trabalho de todos os servidores, dando maior segurança e proteção à rede.
|
As mudanças, em um primeiro momento, serão bastante técnicas e pouco perceptíveis para quem estará usando as máquinas, mas são fundamentais para aumentar o grau de proteção da rede do Tribunal de Justiça e minimizar riscos. Com essas alterações os problemas poderão ser detectados e resolvidos mais rapidamente.
“Essas modificações serão feitas primeiramente no TJ e depois expandidas para uma comarca pequena, que funcionará como uma espécie de projeto piloto. A expansão dessas mudanças será feita de forma gradativa, até atingirmos todas as comarcas do Estado”, explica Benedito Alexandre, diretor do Departamento de Conectividade da Coordenadoria de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça.
Em um segundo momento as alterações serão mais sentidas pelos usuários. Será alterado o “papel de parede” de todos os computadores. Hoje apenas dentro do TJ existe essa uniformização, que atingirá todas as comarcas do Estado.
Além disso, haverá restrição do usuário a determinadas áreas do computador, que se acessadas podem danificar a máquina ou até mesmo comprometer os programas usados pelo Tribunal. “O usuário estará impedido de executar aplicações dentro da máquina em locais indevidos que podem gerar danos, como por exemplo, a instalação de um vírus”, explica o coordenador.
Ele ressalta que com essas mudanças o controle ficará centralizado no Tribunal de Justiça, que terá um gerenciamento maior da política de utilização de rede. “Com isso vamos aumentar a segurança, dar maior celeridade, além de garantir a integridade da informação e a sua continuidade. Essas mudanças tecnológicas com certeza são um avanço, pois vão minimizar riscos para o bom funcionamento do Poder Judiciário de Mato Grosso”.
Janã Pinheiro
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
(65) 3617-3393/3394












