Auditoria interna é considerada satisfatória
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso finalizou, na quinta-feira (23 de janeiro), a Auditoria Interna do Sistema de Gestão da Qualidade, que teve início no dia 16 de janeiro. Durante a reunião de conclusão, os auditores internos destacaram que o resultado obtido pelas áreas certificadas foi satisfatório e que elas estão prontas para a auditoria externa, que ocorrerá nos dias 30 e 31 de janeiro.
O objetivo da auditoria é verificar se os processos e serviços certificados pela ISO 9001:2008 estão mantidos e são desenvolvidos de maneira eficiente. Segundo a auditora interna Beatriz Scaff, foi perceptível o envolvimento da alta administração, dos coordenadores e dos servidores das áreas na melhoria contínua dos serviços certificados, com o foco de garantir a eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade.
Para o juiz-auxiliar da presidência do Tribunal, Túlio Duailibi, que participou da reunião de conclusão da auditoria, todo esse processo é um avanço para o Judiciário, em busca de oferecer um serviço cada vez melhor. “A auditoria tem um significado bem importante, porque à medida que melhoramos nosso sistema de gestão, também temos condição de oferecer mais satisfação aos nossos clientes”, afirmou o magistrado.
A auditoria interna é de responsabilidade da Coordenadoria de Planejamento, que tem buscado orientar os servidores e motivá-los a realizar o melhor trabalho possível para que a certificação seja mantida. O coordenador de Planejamento do Tribunal, Afonso Maciel, acredita que a integração das áreas é fundamental para que bons resultados sejam atingidos.
“Vencemos mais essa etapa da auditoria interna e percebemos o quanto a integração e a participação dos servidores fazem a diferença nesse processo. Conseguimos identificar os pontos que precisam ser melhorados e vamos continuar trabalhando para sanar as falhas que existirem”, disse o coordenador.
Atualmente, possuem a certificação ISO 9001:2008 procedimentos das coordenadorias de Planejamento, Recursos Humanos e Escola dos Servidores, Financeira, Administrativa, Controle Interno, Infraestrutura e Tecnologia da Informação. Quatro servidores que passaram por capacitação ficam responsáveis pela auditoria interna nas áreas certificadas.
A certificação foi concedida ao Tribunal em fevereiro de 2013 e é válida até fevereiro de 2016. A ISO 9001:2008 tem por objetivo estabelecer requisitos internacionais para o sistema de gestão da qualidade que, no TJMT, pretende garantir a melhoria contínua dos serviços de suporte para a realização das rotinas de trabalho nas áreas administrativas. Isso proporciona condições favoráveis para o planejamento e execução das atividades.
Larissa Campos
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394