acessibilidade do site.

 08/05/2014   09:11 

Compartilhe: 

Cartorário é afastado das funções pela 2ª vez

A Justiça teve que afastar das funções o titular do cartório do 2º Ofício de Pedra Preta, Edison Luis Cavalcanti Garcia, por reincidências em infrações consideradas graves. Ele ficará afastado e sem a renda da serventia por quatro meses. A decisão é da juíza diretora do Foro Kátia Rodrigues Oliveira. Ela também determinou a abertura imediata de procedimento administrativo disciplinar para apurar outros fatos denunciados.
 
Dentre as irregularidades já constatadas cometidas por Edison estão o não repasse regular da verba ao Fundo de Apoio ao Judiciário (Funajuris) e o não cumprimento de obrigações trabalhistas com funcionários.
 
Conforme os autos (Cód. nº 43931), apesar da vultosa renda mensal arrecadada pela serventia, ele efetua o pagamento dos funcionários quase sempre com atraso que em determinadas ocasiões chegou a 20 dias. Mesmo descontando a contribuição previdenciária do servidor, ele também não realizava o regular recolhimento aos cofres públicos caracterizando apropriação indébita. Também não depositava o FGTS dos funcionários.
 
Ele já responde a outros processos disciplinares e no ano passado também foi afastado por 120 dias em decisão monocrática do corregedor geral da Justiça, desembargador Sebastião de Moraes Filho, devido à falta de repasse ao Funajuris.
 
Para garantir a continuidade da prestação dos serviços à população, a juíza Kátia nomeou a advogada Caroline Marques Rodrigues como interventora. Ela vai realizar o gerenciamento administrativo e financeiro da serventia e ficará incumbida de regularizar as dívidas, pagamentos e recolhimentos, a escrituração contábil e a prestação de contas à diretoria do Fórum e restabelecer as correspondências com a Corregedoria via sistema GIF.
 
Clique aqui e confira a íntegra da decisão da juíza Kátia e aqui para ver a decisão anterior do corregedor.
 
Glaucia Colognesi
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394