Campo Verde realiza Judiciário na Escola
Quase 500 alunos da rede pública municipal de ensino da Comarca de Campo Verde (131 km a sul de Cuiabá) foram beneficiados pelo Programa Judiciário na Escola durante o mês de junho. A juíza Maria Lúcia Prati, da Segunda Vara (Infância e Juventude) e o juiz Francisco Ney Gaíva responsável pela Primeira e Terceira Varas, ministraram as aulas.
Na primeira fase, alunos do quarto ano do ensino fundamental das Escolas Municipais Sabina Lazarin Prati, Maria Artemir Pires, Centro Educacional Paulo Freire, Escola São Lourenco e Escola Monteiro Lobato conheceram as dependências do fórum e a estrutura do Poder Judiciário no município. Além do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, o grupo visitou as salas de audiências, gabinetes dos magistrados e o plenário do Tribunal do Júri. Ao final participaram de uma palestra interativa com os magistrados. Na oportunidade, eles conheceram o cotidiano dos profissionais que atuam na Justiça.
Durante a conversa, os alunos foram orientados quanto a seus direitos e responsabilidades, com enfoque no comportamento em ambiente familiar e escolar. “As aulas ocorreram de forma bastante informal e descontraída. Demos enfoque ao Sistema de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente, previsto na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e Adolescente (Lei 8069/90). Estamos satisfeitos com a participação dos alunos. Agora eles conhecem bem o funcionamento do Judiciário”, pontuou o juiz Gaíva que atua como diretor do foro.
O Judiciário na Escola visa atender a meta 4/2011 do CNJ, que determina a implantação de programas que esclareçam a sociedade sobre as funções, atividades e órgãos do Poder Judiciário.
Ranniery Queiroz
Assessoria de Comunicação CGJ-MT
corregedoria.comunicacao@tjmt.jus.br
(65) 3617-3571/3620
Leia algumas matérias já publicadas sobre o assunto:
Corregedoria: Justiça com compromisso social
https://www.tjmt.jus.br/corregedoria/











