acessibilidade do site.

 25/03/2015   07:58 

Compartilhe: 

Organização espera superar número de inscritos

 
As expectativas para o Seminário Internacional da Integração do Agronegócio com o Sistema Judicial, que ocorre de 23 a 25 de abril, são as melhores. A organização do evento espera superar o número de inscritos em relação ao ano passado. O último Seminário, realizado em 2014 no município de Sorriso, foi um sucesso e teve grande participação da população, dos empresários do agronegócio e dos magistrados brasileiros.
 
De acordo com o desembargador Márcio Vidal, em Cuiabá o número de interessados aumenta, uma vez que a cidade possui maior número de faculdades de direito e advogados.
 
Um dos grandes diferenciais deste ano é o fato de as discussões serem voltadas para o viés internacional, com palestrantes vindos de fora. “Nós teremos este ano em Cuiabá um seminário onde estarão presentes juristas da Argentina, França, Estados Unidos e também os brasileiros, onde vamos debater a economia, o agronegócio em si, que é a parte jurídica do sistema judicial, além da questão do meio ambiente. Não se pode pensar no agronegócio sem necessariamente passarmos, explorarmos essa área tão importante, já que Mato Grosso possui os três ecossistemas”, explicou o desembargador.
 
Para o magistrado o seminário representa, primeiramente, que “o conhecimento é a liberdade, é a retirada das algemas do desconhecido”.
 
O presidente da Famato, Rui Prado, destacou a parceria e participação dos magistrados e de pessoas da área jurídica juntamente com pessoas relacionadas à agropecuária e ao agronegócio. “Nós queremos estreitar essa parceria entre produtores rurais e a classe dos advogados, para que uma entenda a outra. Esse evento é muito importante nesse momento”, enfatizou.
 
Ao todo serão 400 vagas para os que se interessarem em participar do Seminário Internacional. Podem se inscrever representantes do agronegócio, magistrados, advogados, produtores rurais e estudantes de direito.
 
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas somente pelo site www.sistemafamato.org.br/seminario. O evento é realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e pelo Tribunal de Justiça (TJ-MT) e acontecerá no Centro de Eventos Ágora, no hotel Gran Odara, em Cuiabá.
 
Palestra - No dia 23 de abril, às 20h30, o economista e ex-ministro da Fazenda da década de 90, Mailson Ferreira da Nóbrega, abrirá o Seminário Internacional da Integração do Agronegócio com o Sistema Judicial com a palestra “Perspectivas da economia brasileira”.
 
Nóbrega pretende abordar dois cenários para o Brasil, tanto de curto quanto de longo prazo. Em curto prazo ele observa que o destaque são os custos da má gestão do governo federal, inflação acima da meta, juros em alta, crescente déficit externo, queda do investimento e da produtividade e redução da confiança. “Dificilmente veremos uma melhora substancial nos próximos quatro anos. É um quadro lamentável, mas que felizmente não nos coloca em rota de desastre parecido com os da Argentina e da Venezuela”, opina.
 
 
Na perspectiva de longo prazo, o economista avalia que é possível ter otimismo. Segundo ele, o Brasil construiu instituições sólidas que evitam retrocessos nos campos da política e da economia. “Além de criarem o ambiente para a renovação de lideranças e alternância de poder, isso pode contribuir para reanimar os empresários e os consumidores e restabelecer as condições para o crescimento da economia, da renda, do emprego e do bem-estar”.
 
Mailson Ferreira da Nóbrega é economista, foi Ministro da Fazenda no período 1988 a 1990. Atualmente é sócio da Tendências Consultoria Integrada, empresa de consultoria econômica e política sediada em São Paulo. Presidiu o Conselho Monetário Nacional e o Confaz e foi membro do Board de Governadores do Banco Mundial, do Fundo Monetário Internacional e do Banco Interamericano de Desenvolvimento.
 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT (com informações da Famato)
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3394/3409