Ir para o conteúdo principal
Selo de Transparência
Logo CNJ

 18/03/2015   17:51 

Compartilhe: 

Parcerias garantem continuidade da Paz em Casa

 
A programação dos parceiros do Poder Judiciário de Mato Grosso na campanha Justiça pela Paz em Casa continua durante todo o mês de março. As ações estão focadas em promover a paz e a cidadania, além de conscientizar a população sobre a importância de não aceitar e até mesmo denunciar casos de violência doméstica. Na tarde de terça-feira (17 de março), a juíza auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) Amini Haddad participou de uma ação promovida pelo Governo do Estado de Mato Grosso no bairro Pedra 90, em Cuiabá.
 
Por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), o governo montou uma estrutura na Escola Estadual Malik Didier Namer Zahafi para oferecer serviços como solicitação de 2ª via de certidão de nascimento, casamento e óbito, impressão de fotos 3x4 para documentos, xerox e plastificação de documentos. O ônibus do Sistema Nacional de Emprego (Sine) ficou estacionamento em frente à escola para intermediar a inclusão de mulheres no mercado de trabalho. Além disso, foi disponibilizada a Delegacia Móvel da Mulher para atendimento e registro de denúncias.
 
De acordo com o superintendente de Cidadania da Setas, Juliano Rabelo, o objetivo do governo é promover ações sociais que contribuam para o desenvolvimento da sociedade e para a promoção da paz no lares. A juíza Amini Haddad destaca a importância desse trabalho. “A integração entre os poderes é fundamental para o sucesso da campanha e para auxiliar na conscientização pública da sociedade. Não basta apenas julgarmos e resolvermos o processo. Precisamos evitar novos casos, prevenir. E é esse trabalho social que estamos promovendo com a Justiça pela Paz em Casa”, afirmou a magistrada.
 
A auxiliar de cozinha Juliana Alves da Silva, de 29 anos, esteve no local para buscar a segunda via da certidão de nascimento. Ela fez o pedido no Ganha Tempo e retirou o documento no Pedra 90. Já Karine da Silva Delgado, de 19 anos, aproveitou para pegar o encaminhamento do Sine para uma vaga de emprego além de solicitar a segunda via da certidão de nascimento. O caseiro Manoel Francisco de Aguiar de Guimarães foi em busca da segunda via do CPF e, como não tinha o número do documento, recebeu a orientação de procurar a Receita Federal.
 
Para a presidente do Pedra 90, Cleonice Ramos, a oferta desses serviços é muito boa para os moradores pois evita o deslocamento até o centro da cidade. O bairro é um dos mais populosos da capital, com aproximadamente 22 mil habitantes.
 
Delegacia móvel – A Delegacia da Mulher é a que mais produz inquéritos em Mato Grosso. De janeiro a março deste ano, foram instaurados cerca de 800 inquéritos policiais em Cuiabá. “Encaminhamos em média 200 medidas protetivas ao Judiciário. Atendemos duas mil mulheres por ano, a delegacia é a porta de entrada para as vítimas de violência”, explicou a delegada Jorzilethe Magalhães Criveletto, justificando a relevância da participação na campanha Justiça pela Paz em Casa.
 
“É fundamental promovermos a paz em casa para no futuro alcançarmos a paz social. A vítima precisa ter coragem de romper com o ciclo da violência e denunciar o agressor”, defendeu a titular da Delegacia da Mulher na capital.
 
 
Assessoria de Comunicação CGJ-MT
corregedoria.comunicacao@tjmt.jus.br
(65) 3617-3571/3777