População de Colíder ganha novo fórum


Edson Nascimento é gestor-geral da unidade judiciária e acompanhou a construção da obra desde o início. Pela manhã ele geria a obra e à tarde cuidava das atividades do fórum. “Eu me sinto muito realizado em ver esse prédio pronto e bonito desse jeito. É como um sonho realizado. Eu acompanhei o dia a dia desta construção desde a medição do terreno e tenho muito carinho por esse fórum”, pontuou.
O gestor-geral contou ainda que trabalhou na comarca em uma época em que as audiências eram realizadas à luz de lampião e afirmou que a evolução foi muito grande nos últimos anos, especialmente com a chegada da era da informática. “Com a chegada da tecnologia, o trabalho ficou muito mais simples. Recordo-me da chegada dos primeiros computadores. Foi uma alegria. Essa estrutura agora vai tornar o trabalho ainda mais funcional. Dá para sentir a animação dos colegas. Tenho certeza que vai aumentar a motivação em atender a todos da melhor forma possível”, garantiu Edson.
Uma das servidoras mais antigas da Comarca, Fátima Fraccari Canova concorda com Edson. “O TJ está de parabéns por essas instalações. Está tudo muito lindo! Antes estacionávamos na rua, agora temos um lugar seguro e garantido para guardar nossos carros. Além disso, as salas são amplas e confortáveis. A cozinha e o banheiro eram distantes dos locais de trabalho, agora estão mais próximos também. A luminosidade é maravilhosa. Enfim, está tudo muito melhor. A motivação para trabalhar vai aumentar significativamente”, disse Fátima.

Segundo o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Paulo da Cunha, uma das obrigações do Poder Judiciário é garantir instalações dignas e confortáveis aos magistrados, servidores e jurisdicionados, pois circulam nas unidades judiciárias do Estado milhares de pessoas diariamente.
Nilson Santos, prefeito de Colíder, ficou duplamente satisfeito com a nova aquisição da cidade. “A cidade está muito contente com o novo Fórum. Além de muito bonito e funcional, ele atende melhor a população. A antiga estrutura estava defasada. Também estamos satisfeitos, porque o Poder Judiciário nos cedeu o antigo espaço para nossas secretarias”, destacou o prefeito.
Para o presidente da Associação Mato-grossense de Magistrados (Amam), José Arimatéa Neves Costa, o novo Fórum atende perfeitamente as condições de salubridade, conforto e segurança para os juízes, servidores e demais auxiliares da justiça, além da própria população que busca os serviços da Justiça. “O prédio já foi construído conforme padrão estabelecido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), inclusive com todas as dependências munidas de instalações adequadas para atender pessoas com dificuldade de locomoção”, salientou. Ainda conforme o magistrado, a entrega desse prédio representa um marco para a administração pública brasileira. “Normalmente o novo administrador tenta apagar todo o destaque do antecessor, quer começar tudo do zero. O Poder Judiciário de Mato Grosso mostra que aqui isso não existe. Há conscientização da importância da continuidade do serviço público”.
O deputado federal Valtenir Pereira esteve presente na solenidade e comentou sobre a importância de os poderes trabalharem em conjunto para oferecer mais qualidade de vida à população. “Entregar um Fórum dessa qualidade à comunidade é muito importante, pois o município vem crescendo e junto com ele as demandas. E essa é a missão dos poderes públicos, trabalhar conjuntamente no intuito de garantir a paz social”, disse o deputado.
Para o desembargador Orlando Perri, além de mais comodidade para os servidores que ali trabalham, o Fórum representa um ganho para toda a sociedade colidense.
Licitado à época em que ocupava o cargo de presidente do TJMT, o desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho contou que fez questão de vir a inauguração da unidade judicial. “Sei o quanto essa estrutura foi almejada por toda a comunidade local. Recordo-me da dificuldade que fora encontrar um terreno adequado para a construção, mas ao final conseguimos encontrar o local e licitar a obra. Fico muito satisfeito em ver o Fórum finalizado e a Primeira Instância prestigiada”, assinalou o desembargador.

Leia matérias correlatas:
Fotos: Cidinha Rissi
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3394/3409