Ir para o conteúdo principal
Selo de Transparência
Logo CNJ

 28/05/2015   11:04 

Compartilhe: 

Rede de Justiça busca parceria para Emprego Verde

Autoridades do Sistema de Justiça de Mato Grosso estiveram reunidas com a diretoria e a equipe técnica da Organização Internacional do Trabalho (OIT) Brasil, nesta quarta-feira (27 de maio), em Brasília (DF), para discutir a implantação do projeto Emprego Verde no Estado. O objetivo é aliar o projeto ao trabalho desenvolvido com reeducandos dos regimes aberto e semiaberto.
 
 
A iniciativa é da corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maria Erotides Kneip, sob coordenação da juíza auxiliar Amini Haddad, que está na capital federal. Além da magistrada, participaram da reunião na sede da OIT Brasil o promotor da Execução Penal, Joelson de Campos Maciel, a superintendente da Gestão Penitenciária da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Flávia Emanuelle de Souza Soares, e o diretor da Penitenciária Agrícola das Palmeiras, Pedro Marques de Almeida Júnior.
 
 
De acordo com a OIT, empregos verdes são aqueles que reduzem o impacto ambiental de empresas e de setores econômicos para níveis que, em última análise, sejam sustentáveis. São trabalhos nas áreas agrícola, industrial, dos serviços e da administração que contribuem para a preservação ou restauração da qualidade ambiental.
 
A intenção do Sistema de Justiça é reduzir o impacto ambiental das empresas da construção civil, por exemplo, e incentivar o aproveitamento das fontes limpas de energia com iniciativas dentro do sistema penal:
 
 
a) uso de biomassa nos presídios com todo o processo de controle e manutenção do equipamento pelos próprios reeducandos;
 
 
b) reutilização do material rejeitado da construção civil (triturar os resíduos e utilizar como componente do cimento, concreto, etc.);
 
 
c) fabricação de painéis solares em forma de cone para concentrar a luz solar e transformar em fonte de calor para cozer alimentos;
 
 
d) manuseio do sistema 7/7/7 na agricultura no mesmo local (sete anos de pecuária, seguindo de sete anos de soja e sete anos de milho), sendo que ao redor faz-se um plantio de eucalipto com corte em sete anos.
 
 
No fim da reunião, ficou acertada a participação da OIT Brasil no II Fórum Internacional para Modernização e Humanização do Sistema Penitenciário, realizado pelo Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF), em agosto deste ano.
 
 
 
Assessoria de Comunicação CGJ-MT
corregedoria.comunicacao@tjmt.jus.br
(65) 3617-3571/3777