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 07/05/2015   10:13 

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Servidores recebem feedback de avaliação

Em um mundo competitivo, desenvolver lideranças e conhecer as potencialidades dos funcionários é fundamental para criar uma cultura de alto desempenho e resultados efetivos. E, diferente do que muitos pensam, essa cultura não se restringe ao universo das empresas privadas, o setor público cada vez mais vem buscando ferramentas para aprimorar o atendimento à população. Seguindo esse caminho, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso aplicou uma avaliação profissional em todos os servidores do Estado e agora inicia um feedback personalizado junto aos participantes.
 
Conforme explica Marly Cavalcante, psicóloga do TJMT, a chamada Predictive Index ou PI (lê-se piai), mensura o comportamento dos profissionais da organização e identifica as necessidades motivadoras. “Embora a ferramenta seja tradicionalmente aplicada em empresas, o setor público tem inovado ao utilizá-la. Além disso, o PI é muito bom tanto para os servidores como para o Tribunal, pois identifica os pontos fortes e fracos de cada indivíduo, de modo que possam explorar melhor as potencialidades”, esclarece Marly.
 
Em 2014, o Tribunal mandou o questionário PI para os servidores das 79 comarcas do Estado. E a partir do mês de abril deste ano a psicóloga do Programa Bem Viver estará visitando as comarcas pólo para realizar uma devolutiva da avaliação com cada servidor.
 
Gilda Fátima Brum Golim, gestora-geral da Comarca de Sapezal, conta que se espantou com o resultado da pesquisa. “Fiquei surpresa com a fidelidade da avaliação ao informar as minhas características. Parecia que a psicóloga já me conhecia. Gostei muito de ter participado. A partir de agora vou começar a trabalhar mais meus pontos fracos e potencializar os meus pontos fortes’, assinala Gilda.
 
A psicóloga Marly destaca ainda que o PI é um ótimo recurso de gestão para os gestores e diretor dos fóruns. “Todos os gestores e diretores vão receber o resultado da avaliação dos servidores. Dessa forma, vão ter a possibilidade realocá-los conforme as habilidades e potencialidades. Em outras palavras, é o mesmo que ter as pessoas certas, nos lugares certos, o que corrobora para o alcance das metas da organização”, frisa.
 
Na devolutiva, ou feedback, o servidor toma conhecimento sobre características como o ritmo de trabalho, liderança, capacidade de comunicação, nível de formalidade e tomada de decisão.
 
“Descobri que tenho que mudar algumas características da minha personalidade, como, por exemplo, o excesso de objetividade. Mas, também vi que tenho qualidades que não havia percebido antes, como a pró-atividade para compartilhar conhecimentos”, diz a auxiliar judiciária da Comarca de Campo Novo do Parecis, Eliane Teixeira de Matos.
 
O juiz Alexandre Pampado, da Comarca de Campo Novo do Parecis, acha muito relevante a oportunidade de fazer esse diagnóstico junto aos servidores. “É uma ferramenta a mais para ajudar na gestão das comarcas, especialmente na hora de fazer um realinhamento. Lembro-me de um caso em que duas servidoras não estavam se adaptando bem nos setores e após uma realocação tudo melhorou”, pontua o magistrado.
 
Os servidores das comarcas de Sapezal e Campo Novo do Parecis foram os primeiros a receber a visita da psicóloga, aproveitando a passagem do projeto Caravana da Saúde pelas localidades. Mas, até o final do ano mais comarcas serão selecionadas para realizarem a devolutiva da avaliação PI.
 
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