RH: um olhar para o servidor
Uma das principais metas da atual administração do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) é a valorização e o reconhecimento dos servidores que atuam no Judiciário. Para isso, a Coordenadoria de Recursos Humanos (CRH) trabalha com quatro projetos estratégicos, três macros desafios e ainda outros nove projetos internos, todos voltados para a tríade: pessoas, processos e tecnologia.

Ele explica ainda que o projeto alocativo de gestão de pessoas, desenvolvido junto com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), prevê uma reestruturação e um dimensionamento entre procedimentos, processos e pessoas, no qual “nós vamos padronizar rotinas, levantar as melhores práticas e depois difundir estas práticas para outras unidades do Poder Judiciário”.
Para o coordenador de RH, a gestão por competência também é outro grande passo do Judiciário mato-grossense no processo de valorização dos servidores. “Eu acredito que a capacitação é um fator que muda muito, que motiva as pessoas e é isso que buscamos, servidores capacitados, motivados e valorizados. É com esse foco que a atual administração trabalha”.
O RH desenvolve ainda projetos voltados para a humanização de magistrados e servidores. Em face disso, foi retomado o projeto Caravana da Saúde. Desenvolvido por meio do Programa Bem Viver, a iniciativa tem o objetivo de levar informações sobre hipertensão, diabetes e obesidade aos servidores das comarcas do interior do Estado, além de levantar o perfil de saúde de cada um.
“Entre outras atividades nós estamos buscando aliar comarca e Tribunal em todos os nossos projetos como uma unidade só. Além da Caravana, tem a Corrida do Judiciário e a Semana do Servidor que está por vir. Também estamos trabalhando junto às comarcas para que possamos difundir o PI, uma ferramenta que nós temos aqui dentro da gestão de pessoas”, explica o coordenador.
O PI (Predictive Índex) é uma pesquisa organizacional que avalia o perfil comportamental e as necessidades motivadoras, voltadas ao trabalho de cada pessoa. O sistema permite que cada profissional seja analisado sobre vários aspectos comportamentais. Essa ferramenta utilizada pelo RH permite avaliar as potencialidades de cada um e assim colocar o servidor certo, na tarefa certa, de acordo com suas afinidades.
Dentro do processo de humanização a atual administração aprovou o auxílio-saúde, no valor de R$ 250,00 mensais. Pago retroativamente a partir de janeiro de 2015, o benefício serve para auxiliar no pagamento de planos de saúde. “Esta gestão tem tido um cuidado especial para com o servidor. Um olhar digno para todos”, destaca Campelo.
A Coordenadoria de Recursos Humanos comemora também a iminente abertura de concurso público para servidores, com 250 vagas, além do concurso para magistrados. Em julho 26 novos juízes tomaram posse. Com novos magistrados e novos servidores a expectativa é de melhorias para todos, jurisdicionados e servidores.
Fotos: André Romeu
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3394/3409