acessibilidade do site.

 12/08/2015   18:31 

Compartilhe: 

RH: um olhar para o servidor

Uma das principais metas da atual administração do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) é a valorização e o reconhecimento dos servidores que atuam no Judiciário. Para isso, a Coordenadoria de Recursos Humanos (CRH) trabalha com quatro projetos estratégicos, três macros desafios e ainda outros nove projetos internos, todos voltados para a tríade: pessoas, processos e tecnologia.
 
Conforme o coordenador de Recursos Humanos do TJMT, Carlos Campelo, dentro dos projetos de modernização do RH, outros cinco subprojetos estão sendo desenvolvidos. “Nós vamos atuar especificamente na parte de processos e tecnologia, vamos simplificar processos, implantar gestão eletrônica de documentos. Vamos ainda sanear todo nosso banco de dados para trabalhar de forma mais célere, econômica, de maneira que consigamos obter resultados satisfatórios mais rápidos para os servidores”.
 
Ele explica ainda que o projeto alocativo de gestão de pessoas, desenvolvido junto com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), prevê uma reestruturação e um dimensionamento entre procedimentos, processos e pessoas, no qual “nós vamos padronizar rotinas, levantar as melhores práticas e depois difundir estas práticas para outras unidades do Poder Judiciário”.
 
Para o coordenador de RH, a gestão por competência também é outro grande passo do Judiciário mato-grossense no processo de valorização dos servidores. “Eu acredito que a capacitação é um fator que muda muito, que motiva as pessoas e é isso que buscamos, servidores capacitados, motivados e valorizados. É com esse foco que a atual administração trabalha”.
 
O RH desenvolve ainda projetos voltados para a humanização de magistrados e servidores. Em face disso, foi retomado o projeto Caravana da Saúde. Desenvolvido por meio do Programa Bem Viver, a iniciativa tem o objetivo de levar informações sobre hipertensão, diabetes e obesidade aos servidores das comarcas do interior do Estado, além de levantar o perfil de saúde de cada um.
 
“Entre outras atividades nós estamos buscando aliar comarca e Tribunal em todos os nossos projetos como uma unidade só. Além da Caravana, tem a Corrida do Judiciário e a Semana do Servidor que está por vir. Também estamos trabalhando junto às comarcas para que possamos difundir o PI, uma ferramenta que nós temos aqui dentro da gestão de pessoas”, explica o coordenador.
 
O PI (Predictive Índex) é uma pesquisa organizacional que avalia o perfil comportamental e as necessidades motivadoras, voltadas ao trabalho de cada pessoa. O sistema permite que cada profissional seja analisado sobre vários aspectos comportamentais. Essa ferramenta utilizada pelo RH permite avaliar as potencialidades de cada um e assim colocar o servidor certo, na tarefa certa, de acordo com suas afinidades.
 
Dentro do processo de humanização a atual administração aprovou o auxílio-saúde, no valor de R$ 250,00 mensais. Pago retroativamente a partir de janeiro de 2015, o benefício serve para auxiliar no pagamento de planos de saúde. “Esta gestão tem tido um cuidado especial para com o servidor. Um olhar digno para todos”, destaca Campelo.
 
A Coordenadoria de Recursos Humanos comemora também a iminente abertura de concurso público para servidores, com 250 vagas, além do concurso para magistrados. Em julho 26 novos juízes tomaram posse. Com novos magistrados e novos servidores a expectativa é de melhorias para todos, jurisdicionados e servidores.
 
Fotos: André Romeu
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3394/3409