Ir para o conteúdo principal
Selo de Transparência
Logo CNJ

 08/09/2015   11:26 

Compartilhe: 

Poconé recebe Caravana da Saúde na quinta-feira

Quarenta e cinco servidores da Comarca de Poconé (104km ao sul de Cuiabá) esperam ansiosos pela chegada da Caravana da Saúde do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, na próxima quinta-feira (10 de setembro). A caravana vai levar informações gerais sobre saúde e realizar exames visando traçar o perfil de saúde dos servidores da unidade judiciária.
 
Uma das organizadoras da Caravana, a enfermeira Alessandra Medina frisa que a coleta de sangue será logo no primeiro horário da manhã. Por isso, todos devem estar em jejum de 10 horas para não ocorrer alteração no resultado das triglicérides. O exame sanguíneo também vai mostrar os índices de glicemia e colesterol. Logo após a coleta, os servidores terão um farto café da manhã para repor as energias.
 
O público-alvo também vai aferir a pressão arterial, medir a circunferência abdominal e o Índice de Massa Corpórea (IMC). Eles também vão passar pela anamnese e responder perguntas sobre vacina, estilo de vida, antecedentes de doenças pessoais e familiares. Além disso, eles também precisarão preencher questionários de saúde mental e bucal. Todos os funcionários do Fórum, magistrados, servidores efetivos, credenciados, estagiários e terceirizados podem participar das palestras e dos exames.
 
Depois do check-up, os servidores irão receber orientações dos profissionais e assistir a palestra sobre diabetes, hipertensão e obesidade, e apresentação sobre saúde financeira, realizada pela Sicoob Credijud.
 
Conforme a gestora-geral do Fórum, Joseane de Arruda Silva Falcão, os servidores estão ansiosos pela chegada da caravana, que volta à comarca depois de três anos. Ela conta que na última vez que a caravana passou por lá, em 2012, seus exames mostraram colesterol alto. “Agora quero ver se vai dar a mesma alteração ou se terei um resultado melhor. Corro quatro vezes por semana e ainda faço academia. Evito frituras, refrigerantes e doces”, destaca.
 
Segundo a gestora, o perfil de saúde dos servidores da comarca é bastante heterogêneo, não há obesos, mas há alguns fumantes, diabéticos e hipertensos. A maioria ainda é sedentária, começa se exercitar, mas logo desiste. Há um pequeno grupo que faz atividades regularmente e, dentre esses, alguns se tornaram atletas. “Temos servidores que já ganharam troféus”, frisa.
 
 
Texto: Glaucia Colognesi
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409