Ir para o conteúdo principal
Selo de Transparência
Logo CNJ

 11/02/2016   12:41 

Compartilhe: 

Ribeirinho Cidadão começa nesta sexta-feira

Começa nesta sexta-feira (12 de fevereiro), às 8h30, no município de Santo Antonio de Leverger (34 km ao Sul de Cuiabá), o projeto Ribeirinho Cidadão, realizado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso e Defensoria Pública, com apoio do governador do Estado, Pedro Taques, do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Guilherme Maluf, do procurador-geral de Justiça, Paulo Prado, do comandante do VI Distrito Naval, contra-almirante Petrônio Augusto Siqueira de Aguiar, do prefeito de Santo Antonio, Valdir Pereira de Castro Filho e diversos parceiros. (Confira abaixo o nome de todos)
 
A abertura será realizada na Marina da Gaivota, na Avenida Beira Rio. Seguindo a tradição ribeirinha, os voluntários do projeto serão recepcionados com um “quebra torto”, oferecido pela Prefeitura Municipal de Santo Antonio, antes de iniciar os trabalhos. Logo em seguida, às 9 horas, acontecerá uma apresentação cultural de Siriri e do Grupo Arte.
 
Às 9h30 será realizada a abertura oficial do projeto. A solenidade contará com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Paulo da Cunha, da corregedora-geral de Justiça, desembargadora Maria Erotides Kneip, do defensor público-geral, Djalma Sabo Mendes Júnior, do secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques, entre outras autoridades das esferas federal, estadual e municipal.
 
O atendimento ao público terá início às 11 horas, na Praia do Poço. A parte fluvial do projeto começa no dia 12 e vai até o dia 21 de fevereiro. Logo em seguida, entre os dias 23 e 29, terá início a parte terrestre do Ribeirinho Cidadão. Durante mais de duas semanas uma equipe de 70 profissionais vai levar atendimento gratuito nas áreas jurídica, de saúde e assistência social.
 
A equipe, formada por voluntários, irá atender ribeirinhos de 46 comunidades nos municípios de Santo Antonio de Leverger, Barão de Melgaço, Poconé e Juscimeira.
 
Durante a parte fluvial, quatro embarcações darão todo o aporte necessário para atender a população, que terá acesso aos serviços, ali mesmo na beira do rio. Estas comunidades que vivem durante boa parte do ano isoladas pelas águas do Pantanal, terão ao seu alcance serviços públicos, que muitas vezes elas não conseguem acessar devido às dificuldades de sair dos locais onde residem.
 
As pessoas poderão, por exemplo, formalizar a união, pedir divórcio, solicitar pensão alimentícia, tirar documentos pessoais, dar entrada a pedido de aposentadoria, fazer consulta médica, exames com oftalmologista, tratamento dentário, entre outros atendimentos, todos eles ofertados ali mesmo, dentro das embarcações e sem nenhum tipo de custo.
 
 
Nesta 9ª edição a parte fluvial contará com quatro embarcações, sendo duas chalanas, o navio hospital da Marinha do Brasil e uma chalana de Colônia de Pesca Z-5. Cada um dos barcos tem um papel fundamental dentro do projeto. As chalanas, além de servirem de hospedagem para a equipe de voluntários que trabalham no projeto, também são utilizadas como ponto de atendimento nos locais onde elas atracam ao longo do rio.
 
O navio da Marinha, grande parceira desta edição, realizará um trabalho importantíssimo, pois nele serão ofertados os serviços de saúde. Já a chalana da colônia de pescadores dará todo o aporte necessário na educação ambiental. Ela leva mudas de plantas nativas que durante o projeto são trocadas por lixo coletado pelos ribeirinhos.
 
Na parte fluvial serão visitadas 26 comunidades, entre elas Barranco Alto, Barra do Aricá, Estirão Cumprido, Porto Brandão, Cuiabá Mirim, Conchas e São Pedro de Joselândia. O projeto chegará até a região do Pirigara e Porto Cercado, levando cidadania e inclusão social.
 
 
A parte terrestre começa no dia 23 de fevereiro com o primeiro atendimento na comunidade de Córrego D’Ouro. Ao todo, são 20 comunidades, entre elas Fátima de São Lourenço, reserva indígena Gomes Carneiro, Baia São João, Mimoso e Agrovila das Palmeiras, encerrando o percurso no dia 29 de fevereiro.
 
Confira aqui os parceiros da 9ª edição do Ribeirinho Cidadão:
 
Governo do Estado de Mato Grosso
Assembleia Legislativa de Mato Grosso
Ministério Público do Estado
Marinha do Brasil
Tribunal Regional do Trabalho – 23ª Região
Ministério do Trabalho e Emprego/MT
Secretaria de Estado da Casa Civil
Secretaria de Estado de Segurança Pública
Secretaria de Estado de Saúde
Receita Federal
INCRA
INSS
Funasa
Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Leverger
Prefeitura Municipal de Barão de Melgaço
Prefeitura Municipal de Juscimeira
Prefeitura Municipal de Poconé
Polícia Militar
SAMU
Juizado Volante Ambiental – Juvam
Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá
Colônia de Pescadores Z-5
AMEC
Comércio de Medicamentos DMC
Doctor Máster – Medicamentos Odontológicos
Distribuidora de Medicamentos Mega Farma
Quality Farma
SESC Pantanal
 
 
Leia outras matérias sobre o assunto:
 
 
 
 
 
 
Janã Pinheiro
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3394/3409