Acadêmicos realizam ‘trote’ cultural no TJMT

A proposta da visita, na primeira semana de aula, veio de um grupo de quatro estudantes do Centro Acadêmico de Direito VIII de Abril. Os acadêmicos acharam importante integrar os calouros neste meio jurídico. Foi o estudante Rodrigo Carvalho Curvo que entrou em contato com Florêncio para saber se haveria a possibilidade de organizar uma visita. Ao receber o convite, o assessor de relações públicas logo se prontificou em recebê-los.

“Essa visita faz parte de outra concepção de trote, pois não é aquele trote que você tenta subjugar os calouros ou humilhá-los, é um modo de inseri-los dentro da faculdade e em todos os ambientes que fazem parte do curso. O Tribunal de Justiça é uma realidade prática e concreta do curso de Direito. Muitos estudantes podem aqui exercer diversas funções e, portanto, a atividade pretende integrá-los a essa realidade”, explica Rodrigo.
Ao entrar no “Espaço Memória” os estudantes ficaram surpresos diante de tantos objetos históricos expostos no local e que fazem parte da história do Judiciário mato-grossense. Para registrar o momento, foram produzidas várias selfies. A estudante Vivian Beluco não escondeu a empolgação de apreciar os objetos de notável importância para a história. “O Direito é uma área que teve muita mudança, ver esse espaço me impressionou bastante, é uma parte muito bonita do Tribunal de Justiça”.
A finalidade da Semana de Acolhimento dos Calouros é oferecer uma integração para que haja a possiblidade de vivenciar um momento de entrada no ensino superior. Além da visita ao TJMT, os estudantes receberam, no campus da universidade, profissionais de diversas áreas do Direito, que palestraram sobre assuntos de suas respectivas áreas de conhecimento. O momento foi batizado de “trote cultural”.

De forma descontraída, Florêncio contou um pouco da trajetória dos desembargadores que estão no comando do Tribunal. Falou também sobre a implantação do PJe nas Varas, como a ferramenta pretende melhorar o andamento dos processos e facilitar o trabalho dos advogados.
O calouro Djeison Rique achou excelente a estrutura do TJMT, ele acredita que esse tipo de atividade é um incentivo para aqueles que estão iniciando a vida acadêmica. O estudante pretende atuar na área do Direito Internacional, fazendo a assessoria de empresas ou de organizações internacionais, como ONU, Unesco ou Unicef. A área chama a atenção dele por ser um ramo mais humano. “Esta é a profissão que eu sei que quero seguir, gostei muito de entender sobre o funcionamento. Superou com certeza todas as minhas expectativas, foi bastante motivador porque eu vejo que no mundo do Direito, além das formalidades, a gente tem um cuidado com a pessoa humana e isso dentro da Justiça é fundamental, é o que mais edifica, por isso, eu dou valor para essa visita”, conta.
Confira matérias correlatas:
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409