Nupemec assina termo de cooperação com CBMAE-MT
A pacificação social ganhou mais força nesta segunda-feira (11 de julho), após a assinatura de um termo de cooperação técnica entre o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça de Mato Grosso e a Câmara Regional de Conciliação, Mediação e Arbitragem Empresarial de Mato Grosso (CBMAE-MT), órgão integrante da Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACC).A parceria firmada entre as instituições pública e privada visa a capacitação de oito integrantes da Câmara, que será efetuada de 18 a 22 de julho na Escola dos Servidores do Poder Judiciário. Bem como a troca de experiências em atividades correlatas de conciliação e mediação, já que atuam com o método de solução de conflitos há aproximadamente 18 anos, porém voltados exclusivamente para a área comercial.
Segundo o coordenador do Nupemec, juiz Hidelbrando da Costa Marques, a cultura de conciliação no setor privado tem muito a crescer, com base na política de tratamento adequado de conflitos. “Tenho convicção que essa colaboração entre o Judiciário e a Câmara será exitosa. Precisamos desse apoio para atender à demanda que tem buscado esse serviço junto à Justiça”.
O superintendente da CBMAE-MT, Gilberto Gonçalo Gomes Silva Júnior, por sua vez destaca que o know how das duas entidades representa um ganho para a sociedade. “A celeridade proporcionada pela conciliação é notória, tanto que se destacou na legislação do novo CPC. O Judiciário adotou este método e tem obtido resultados expressivos, nós quando começamos a utilizar esta ferramenta tivemos muita resistência, mas a visão empresarial sobre o tema vem mudando. Essa união beneficiará a todos”.
Para contribuir com a popularização do método, a ACC irá promover palestra nas empresas e comércios com temas que abranjam mediação e conciliação, conforme o presidente da Associação, Jonas Alves Souza.
Atualmente há mais de 60 associações comerciais em todo Estado, que contam com cerca de 10 mil associados. A entidade conta ainda com duas câmaras de conciliação, uma em Cuiabá e outra em Rondonópolis, mas está em andamento a negociação de abertura de mais duas unidades nos municípios de Primavera do Leste e Campo Verde.
Incremento - Para ampliar o número de parceiros do setor privado, o Nupemec publicará nos próximos dias normas para credenciamento para instituições do segmento empresarial.
Viviane Moura
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409











