Ir para o conteúdo principal
Selo de Transparência
Logo CNJ

 26/10/2017   15:12 

Compartilhe: 

Teatro marca homenagem ao Dia do Servidor no TJ

Com o objetivo de trazer a essência do “ser servidor, estar servidor e servir como servidor”, o grupo teatral Fé/Amor/Alegria/Ode apresentou a peça ‘Sê Servidor’ em homenagem ao Dia do Servidor Público. A apresentação reuniu servidores do Tribunal de Justiça no Espaço Cultura e Arte desembargador Gervásio Leite, na tarde desta terça-feira (24 de outubro).
 
Vários esquetes fizeram parte da peça escrita e dirigida pela servidora Ceila Mônica Ferraz de Moura. Cada ato da apresentação abordou um tema diferente, como servidor sob o olhar de uma criança, inclusão e respeito e sustentabilidade. “Nossa intenção foi exclusivamente trazer essa essência de ser servidor, então trouxemos cenas focando no dia a dia do servidor, a questão da inclusão, o respeito à diversidade, respeito à sustentabilidade e assim transformamos tudo em poesia, dança e muita expressão corporal. Buscamos trazer a alegria para o palco, para que todos pudessem sentir esse sentimento de ser servidor de onde eles estavam, principalmente aquele servidor que está naquela comarca lá longe”, exemplificou a diretora do grupo Ceila Mônica.
 
Entre as apresentações, o ‘teatro mudo’ mostrando a rotina do dia a dia de um servidor foi destaque. Ceila disse que se inspirou em Charles Chaplin para montar a apresentação. “Ao desenvolver os trabalhos, eu percebendo a questão das técnicas tratadas, do espaço, do que nós tínhamos de recursos, lembrei-me muito de Charles Chaplin e, naquele momento, eu pensei: nós vamos prestar uma homenagem porque ele era um eterno servidor da alegria”, ressaltou.
 
As servidoras Kátia Negreiros e Kelly Mendes Lopes interpretaram mãe e filha no ato ‘Papai eu quero ser servidor (a)’. Neste ato, elas falaram sobre a importância e os benefícios em ser servidor público. “A Ceila criou o texto e trabalhamos em cima dele, além do que, ser servidor é interessante, é servir a nós mesmos e fazemos isso com amor e carinho”, salientou Kelly Mendes.
 
A performance agradou o público. De forma engraçada, Kátia interpretou a mãe de Kelly Benedita, a filha que havia decidido que queria ser servidora. “Sempre fui a palhaça da família. Gostava de imitar e quando criança falava em trabalhar com os Trapalhões. Estou no Judiciário há 27 anos, mas eu ainda tenho a intenção de fazer arte. Aqui nós embarcamos com a Ceila que é a mentora de tudo isso e nós vamos fazendo, de acordo com a orientação dela”.
 
Na ocasião, também houve uma apresentação especial do servidor Florêncio Bezerra, que abriu as festividades. Ele declamou um texto ‘Um dia a gente aprende’ de Willian Shakespeare,
emocionando os presentes.

A servidora Margarida Bassil Dower, responsável pelo eixo Responsabilidade Social do Programa Bem Viver, também arrancou aplausos da plateia dançando a música sensação do momento - ‘Despacito’ - na companhia de Rodinei Barbosa, da Cia de Dança.

 
O presidente Rui Ramos Ribeiro foi representado pela esposa dele, Rosa Ramos Ribeiro; pela diretora-geral do TJMT, Claudenice Deijany F. de Costa; e pelo vice-diretor geral, Eduardo Campos; que enfatizaram positivamente a atuação dos servidores na interpretação da peça. “Essa é uma predileção da gestão que desde o início pediu que incentivássemos o grupo. A arte é uma forma de comunicação, de lazer, é uma forma de integração e é importante descobrirmos e valorizarmos esses talentos”, observou Campos.
 

Mára Santos/Tony Ribeiro(F5)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409