Ir para o conteúdo principal
Selo de Transparência
Logo CNJ

 12/12/2017   11:44 

Compartilhe: 

SGP-WEB: um ano de celeridade e bons resultados

O Sistema de Gestão de Pessoas Web (SGP-Web) completou um ano de implantação em dezembro deste ano. Utilizado pela Coordenadoria de Recursos Humanos (CRH) e pelas 79 Comarcas do Estado, o módulo é responsável pela gestão de cargos dos servidores e trouxe mais celeridade e tecnologia para o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).
 
Antes da implementação, o processo de admissão era feito de forma manual e física, por convocação, e levava em torno de 45 dias para finalização de todo processo. Hoje, com o SGP-Web, o fluxo é todo informatizado e o prazo médio de admissão é de sete a 10 dias apenas. O candidato recebe o convite virtual, acessa o formulário online, preenche todas as informações, dados e anexos e envia diretamente para a CRH, que faz apenas a conferência e homologação da admissão.
 
Segundo o controller de projetos da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI) do TJMT, Jeimyson Souza, os avanços foram muito produtivos com a nova tecnologia. “Uma das coisas que nós trabalhamos bem forte nesse projeto foi inovar em tecnologia. Colocamos uma nova era dentro do Tribunal de Justiça. A gente fala de tecnologia de ponta, onde as grandes marcas do mercado estão utilizando. E isso não dá só celeridade para a CRH, trabalhar com tecnologias mais recentes também dá celeridade para a CTI. E todos ganham com isso. A gente ganha um produto de maior qualidade, que tem uma resposta muito mais rápida e um processo mais ágil para a CRH.”
 
O gerente de projetos da CTI do TJMT, Elton Nolasco, diz que o módulo ainda está em sua fase inicial e será expandido para todos servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso (PJMT). “Já pensando nas adaptações visando o eSocial, nós já implementamos na 1ª etapa a fase de contratação dos trabalhadores com vínculo, para janeiro temos um pacote que abrange todas as melhorias levantadas durante este primeiro ano e o próximo passo é focarmos nos trabalhadores sem vínculos: os estagiários, credenciados, terceirizados, militares e assim por diante, levando isso para nova plataforma. Assim teremos os mesmos benefícios que tivemos para os servidores com vínculos, como o controle efetivo da informação com celeridade.”
 
Após o término do processo de todos os servidores, o sistema será ampliado para gestão de férias, benefícios, pontos, afastamentos e serviços relacionados à folha de pagamento. Para Elton Nolasco, o desafio é grande: “Então, paralelo ao findar da gestão de pessoas, seja dos servidores com vínculo ou sem vínculo, nós ainda temos uma meta muito grande, um passo muito grande a avançar em relação a todas essas gestões, que também precisam estar adequados para o eSocial”.
 
 
O módulo além de permitir mais agilidade na gestão de pessoas, também faz parte das ações de consciência ambiental do PJMT, diminuindo drasticamente a quantidade de impressões e o uso de folhas de papel.
 
Leia matérias relacionadas sobre o SGP-Web:
 
 
 
 
Marco Cappelletti (Texto e fotos)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409