Dirigentes do TJMT rendem homenagem às mulheres
Nesta quarta-feira (8 de março), data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Rui Ramos Ribeiro, fez uma homenagem às mulheres mato-grossenses, em especial às servidoras e magistradas do Poder Judiciário Estadual. Atualmente, o Judiciário de Mato Grosso conta com 3.264 servidoras (72,2% do total) e 98 magistradas, sendo 88 juízas (35,7% dos juízes) e 10 desembargadoras (1/3 do total).“Cumprimento a todas essas mulheres, notadamente às servidoras do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso. Com garra e desprendimento, testemunham que nascemos para caminhar, jamais para nos satisfazer com as coisas ao modo como estão. Em assim fazendo, ministrando-nos esta aula de insatisfação, têm a capacidade de nos empurrar – cada vez mais – para o alto, para o novo, para um existir mais digno, mais humano e mais competente”, afirmou o magistrado, cujo pensamento é compartilhado pela vice-presidente do TJMT, desembargadora Marilsen Andrade Addario.
Conforme o desembargador, “esta data – as mulheres o sabem muito bem – não deve constituir mero adorno, um enfeite a mais, algo a ser desfraldado, agitado ao vento. Mais que tudo, deve ser alimento, estímulo. As batalhas – muitas foram vencidas – ainda não findaram. Há muito por conquistar”. Ainda segundo Rui Ramos, “a mulher prima pela coragem, pelo destemor, sabedora de que, sem arrojo sua luta estará fadada ao fracasso. Hoje a mulher se arma de grande disposição, insuflando-se de um expediente para lá de lógico: considera-se mais forte que as controvérsias que orbitam a sua volta. Insatisfeita por natureza, tomou ciência da força que tem e passou a desaceitar tudo que lhe é imposto. Batalhadeira, não se acomoda! Muito obrigado a vocês, mulheres de garra”.
Já a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, fez das palavras da poetisa Cora Coralina sua mensagem às mulheres no dia de hoje. Procuro semear otimismo e plantar sementes de paz e justiça. Digo o que penso, com esperança. Penso no que faço, com fé. Faço o que devo fazer, com amor. Eu me esforço para ser cada dia melhor, pois bondade também se aprende. Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim decidir entre rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar; porque descobri, no caminho incerto da vida, que o mais importante é o decidir.
A diretora da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), desembargadora Serly Marcondes, também prestou suas homenagens em nome da instituição. “Parabenizo todas as mulheres, mães, esposas e profissionais incansáveis pelo seu dia. Que Deus agracie a todas com a benção da sabedoria, com a unção da coragem, com o dom da força e do amor. Que todas sejam reconhecidas, amadas, valorizadas e respeitadas em todos os seus direitos. Parabéns, guerreiras”, salientou a magistrada. Confira AQUI mensagem especial do presidente às mulheres pelo dia de hoje concedida à rádio web Estação TJ.
Assista AQUI a mensagem gravada para a TV.JUS.
Lígia Saito
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409











