Ir para o conteúdo principal
Selo de Transparência
Logo CNJ

 05/06/2017   16:45 

Compartilhe: 

Juvam distribui mudas de árvores na Capital

Para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta segunda-feira (5 de junho), o Juizado Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam) realizou na tarde de hoje a entrega de centenas de mudas de árvores nativas, frutíferas e ornamentais, na Praça da República, centro da Capital. Quem passava por ali pôde escolher gratuitamente entre pés de ipê branco e amarelo, copaíba, mini-ipê de jardim e nim, além de mudas de goiaba, caju, tamarindo, pitanga, acerola e manga pequi. Nesta terça-feira (6 de junho), a entrega prosseguirá no Parque Mãe Bonifácia, a partir das 7h. Ao todo, serão distribuídas 1.500 mudas nos dois dias de ação.
 
Passando pelo centro, a dona de casa Marilane Souza aproveitou a oportunidade e levou para casa mudas de goiaba e caju, que vão complementar o pomar já existente em casa. “Quem que não quer uma muda para plantar em casa, né? Eu peguei e vou plantar. A ação foi muito boa e vou colocar as mudas lá no meu quintal”, afirmou.
 
Já a estudante Josimeire dos Santos escolheu uma muda de acerola para plantar em casa, onde já existem pés de caju e manga. “Achei essa iniciativa muito legal. É gratificante levar uma muda assim. Tentei plantar um pé de acerola com a semente e não deu certo, com a muda será muito mais fácil. Além da fruta, terei mais sombra em casa. Essa árvore será boa porque dará sombra e fruta”, salientou.
 
Passando pelo local, o professor da Faculdade de Agronomia e Zootecnia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Ferdinando Filetto elogiou a ação do Poder Judiciário por meio do Juvam. “Essas iniciativas são importantes porque apesar de Cuiabá ser considerada a capital mais verde do país, a gente se questiona qual a qualidade dessa vegetação. Alguns estudos prévios têm mostrado que o grosso dessa vegetação é manga, então, apesar de ser verde, não tem muita diversidade. O legal dessas iniciativas é que aqui estamos trabalhando diversidade. São espécies nativas, que é o que precisamos. Então essa iniciativa é muito bacana”, observou.
 
Além de levar mudas pra casa, o professor também assegurou que irá plantar uma delas na universidade. “O Judiciário está de parabéns pela iniciativa, é fantástica. Muita gente pode perguntar o que tem a ver o Judiciário com isso, mas é a prova que todos temos a ver com o meio ambiente. Não é uma iniciativa que deve ser exclusiva. E o papel do cidadão será o de plantar sua muda”, complementou.
 
Um dos responsáveis pela ação, o conciliador do Juvam de Cuiabá, Alexandre Corbelino, enfatizou a importância da doação. “Em razão da data alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a proposta foi trazer à população cuiabana essas espécies de árvores que temos aqui. São espécies nativas, frutíferas, com isso a gente traz um gesto concreto da importância de preservação e conservação do meio ambiente. Temos mudas bastante procuradas pelos cuiabanos, como goiaba, caju, acerola, pitanga, tamarindo e a manga pequi. Das espécies nativas, temos ipês e os ipês de jardim, que podem ser plantados nos canteiros, nos vasos, ornamentando a cidade e as residências de Cuiabá. O cuidado com o meio ambiente precisa ser diário. A gente planta essa sementinha dessa preocupação com a questão ambiental. É o trabalho do Juvam de Cuiabá e do Poder Judiciário de Mato Grosso”, explicou.
 
Além da doação das mudas, na próxima quarta-feira (7 de junho), a partir das 14h, os servidores do Juvam vão apresentar o jogo Rebojando a 150 alunos da Escola Estadual Nilo Póvoas. No final da semana (sexta-feira e sábado), o Juvam vai integrar, pelo Judiciário, a Caravana da Transformação que será realizada em Alta Floresta (803km a norte de Cuiabá), com doação de mudas e apresentação do Rebojando.
 
Exemplo - Para a jornalista Viviane Moura, a iniciativa do Poder Judiciário é louvável. Em 2015, ela ganhou duas mudas de ipê (uma amarelo e outro rosa) do Juvam durante um mutirão da Justiça Comunitária e as plantou no quintal de casa, em Cuiabá. O amarelo foi para o jardim, localizado na frente da residência, e o rosa foi plantado no quintal dos fundos, onde antes só havia grama. “Eu queria que tivesse sombra no futuro e a árvore já está crescendo. Onde plantei o ipê rosa quero fazer um pergolado. Acredito que vai ficar lindo”.
 
Com o jardim repleto de variados tipos de plantas, Viviane conta que adora o verde. “Adoro plantas, acho que dá para perceber pelo meu jardim, né? Também tenho preocupação com o meio ambiente. No lugar em que há árvores a qualidade do ar e o ambiente são melhores. Eu tenho um quintal grande e agora quero uma muda frutífera, para que possa colher frutas no meu próprio pomar. A iniciativa do Judiciário de doar essas mudas é muito interessante para o meio ambiente, pois quanto mais plantas, mais puro é o ar”, ressalta.
 
 
Lígia Saito (texto e fotos)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409