Presidente do TJMT visita Comarca de Poconé
O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Rui Ramos Ribeiro, visitou a Comarca de Poconé (104 km ao sul de Cuiabá) nesta segunda-feira e a principal reivindicação que ouviu dos operadores do Direito foi sobre a instalação de mais uma vara na Comarca.Além de servidores do Fórum, advogados, defensores públicos e promotores também participaram da reunião realizada no Tribunal do Júri. No primeiro momento da visita, o presidente conheceu as dependências do Fórum, inaugurado em 2009.
Atuando com Vara Única, a Unidade Judiciária conta com 51 colaboradores, entre servidores, comissionados, terceirizados, credenciados e estagiários e na Comarca tramitam mais de 16 mil processos, volume considerado grande pela juíza diretora do Foro, Kátia Rodrigues Oliveira. “A Comarca cresceu muito e hoje temos um número expressivo de processos com Vara Única. A instalação de mais uma Vara é uma reivindicação antiga de toda a comunidade de Poconé e uma alegria enorme recebermos o presidente para ouvir esse nosso pleito” salientou a magistrada.
O promotor de Justiça Cleuber Alves Monteiro Júnior participou da reunião e afirmou que a Promotoria endossa a reivindicação dos servidores levando em conta que a instalação de mais uma vara contribuirá com o trabalho de todos. “São várias as demandas, e o município apresenta alguns problemas sociais, como, por exemplo, questões ligadas à criminalidade. Acredito que essa segunda vara irá otimizar não só o trabalho do Tribunal de Justiça, mas poderá contar com uma atuação extrajudicial do Ministério Público o que, consequentemente, facilitará o trabalho de advogados proporcionando uma melhor prestação do serviço público”, destacou.
Para o defensor público João Vicente Leal, a instalação de mais uma vara representa um passo decisivo na melhoria do atendimento aos assistidos pela Comarca. “Sem dúvida irá desafogar o serviço acumulado na defensoria pública que também tem um volume comparado aos volumes de processos que tramitam na unidade judiciária”, ressaltou.A presidente da Ordem dos Advogados, seccional de Várzea Grande, que responde também por Poconé, Flávia Moretti, engrossou o coro e apresentou ao presidente Rui Ramos as principais necessidades da Comarca para a instalação de mais uma vara. “A Comarca realmente precisa dessa ampliação. É uma região de turismo, tem representatividade na agricultura e na pecuária e uma demanda muito grande, principalmente, na questão criminal. É humanamente impossível um único juiz cuidar dessa quantidade de processos. A vinda do presidente renova a esperança da advocacia poconeana de ter a instalação de mais uma vara”.
Após ouvir as considerações, o presidente destacou que o pedido é mais que justificado. “A comarca tem um quantitativo de processos muito grande. Além de tudo, a complexidade desses processos justifica mais uma vara”, sublinhou Rui Ramos.

O desembargador afirmou que para atender a reivindicação da comarca terá que fazer um estudo e implantar essa segunda vara o mais rápido possível. “Já é uma comarca bastante ativa, instalada há algum tempo e que permanece com uma única vara. É urgente melhorar as condições aqui, porque não é possível se trabalhar com 16 mil processos com um único magistrado”, acrescentou o presidente do TJ.
A resposta do magistrado foi recebida com alegria pelos que estavam presentes na reunião. A juíza Kátia Oliveira levou Rui Ramos para conhecer uma das salas onde a Segunda Vara poderá ser instalada. “O presidente deu um retorno muito bom e tenho certeza que o que depender dele vai fazer com grande empenho, e isso já é um ótimo sinal para todos nós”, comemorou a Kátia Oliveira.
Mára Santos/ Fotos: Otmar Oliveira (F5)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409











