DG fecha biênio com eficiência administrativa

A DG é a área-meio estrutural e fundamental à organização e atuação do Poder Judiciário. Tem entre suas atribuições o gerenciamento, a condução e a aferição de desempenho das várias áreas responsáveis pelas rotinas administrativa e judiciária. Seu cotidiano envolve gestões pela unidade entre os setores, integração, mediação e controle, visando potencializar os efeitos do trabalho para uma entrega jurisdicional rápida e eficiente.
O sucesso das ações promovidas pela equipe primou pela realização dos projetos alinhados ao Planejamento Estratégico 2015/2020 do Poder Judiciário e aos macrodesafios definidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O mérito foi reconhecido pelo anuário Justiça em Números: como a classificação do TJMT no ranking do CNJ como o segundo melhor “Índice de Produtividade Comparada da Justiça” (IPC-Jus), e também com a segunda melhor taxa de congestionamento, considerando os tribunais de médio porte do país.
A área também formatou o Plano de Obras 2015/2021, devidamente aprovado pelo Tribunal Pleno, contendo a continuidade de ações iniciadas em gestões anteriores e as estipuladas para os próximos anos. Também programou o Plano de Aquisições, consubstanciado num conjunto de aquisições de bens e serviços para o ano, adequada à proposta orçamentária anual. Como parte do mesmo plano, logrou contabilizar melhoria e aprimoramento nas aquisições e evolução dos processos licitatórios.
Por consequência houve a expressiva queda no tempo de tramitação dos processos licitatórios, reduzindo de 223 dias, para um prazo de 172 dias, alcançando 68% dos prazos estabelecidos em Acordos de Nível de Serviço – ANS.
A Diretoria-Geral, em conjunto com a equipe de coordenadores, também encampou a liderança do Projeto de Implantação do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) e da Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf). Desenvolvido em sintonia com objetivos estratégicos da gestão, buscou garantir eficiência nos processos de trabalho e na gestão dos custos operacionais.
Sustentabilidade com Arte - Além da área administrativa, a DG também promoveu ações de sustentabilidade e de Adoção da Responsabilidade Socioambiental, por meio do Núcleo Socioambiental, o qual implementou o projeto “Sustentabilidade com Arte”, em parceria com as equipes do teatro e a Comunicação Social.
O trabalho envolveu a produção e veiculação de vídeos lúdicos, encontros, palestras e várias tratativas com outras áreas. O objetivo foi estimular a melhoria do gasto público e a reflexão do impacto gerado pelo Poder Judiciário ao meio ambiente.
Ulisses Lalio
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409