acessibilidade do site.

 04/07/2018   16:13 

Compartilhe: 

Encontro promove integração entre CGJ-MT e Anoreg

Magistrados e servidores do Judiciário mato-grossense participaram do ‘Encontro de Integração Administrativa entre os Serviços Extrajudiciais e o Poder Judiciário’, nos dias 28 e 29 de junho, na sede da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT), em Cuiabá. O objetivo do evento foi apresentar a rotina administrativa dos notários e registradores, debater procedimentos para uniformização da atividade notarial e registral, bem como demonstrar o andamento da regularização fundiária urbana e rural no Estado.
 
O encontro foi aberto pela presidente da Anoreg-MT, Niuara Ribeiro Roberto Borges, que destacou a importância do intercâmbio de informações entre as instituições e da integração entre notários, registradores, juízes e servidores do PJMT. “A Associação se alegra em receber Poder Judiciário e cartórios para, juntos, estudarmos e debatermos temas pertinentes à realidade notarial e registral, bem como assuntos de grande interesse para as instituições. Esse primeiro encontro será mais abrangente, com apresentação de um panorama geral de todas as especialidades dos serviços extrajudiciais. Quero ainda enaltecer a parceria da Corregedoria e destacar que os principais beneficiados serão os destinatários finis dos nossos serviços”, considerou.
 
A corregedora-geral da justiça, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, reforçou que o entrosamento entre Judiciário e as serventias extrajudiciais é fundamental e registrou o trabalho em conjunto realizado desde o início de 2017. “Estamos lado a lado e com o mesmo propósito, de prestar um serviço de qualidade ao cidadão. Espero que o encontro contribua para esse fim e renda bons frutos para todos”, disse. A juíza auxiliar da CGJ-MT Jaqueline Cherulli ressaltou a parceria entre as instituições para realização do projeto Cartório Amigo, com casamentos sociais em todas as comarcas do Estado, e enfatizou o lugar de destaque ocupado pelas serventias mato-grossenses em nível nacional.
 
Após a abertura oficial do evento, tiveram início as apresentações, divididas em quatro temas: 1) Aspectos Gerais na Atividade notarial nas especialidades: Tabelionato de Notas e Protesto de Títulos e outros documentos; 2) Aspectos Gerais na atividade Registral nas especialidades: Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdição e tutelas e Registro Civil das Pessoa Jurídica; 3) Panorama geral sobre a CEI, interligações e GIF; e 4) Aspectos Gerais na atividade Registral nas especialidades: Registro de Títulos e Documentos e Registro de Imóveis. Sete diretores da Anoreg-MT ficaram responsáveis pelas exposições, conforme previsto na programação (link).
 
Avaliação – O primeiro dia de trabalho foi considerado bastante produtivo pelos participantes. Para a juíza diretora do Fórum da Capital, Edleuza Zorgetti Monteiro da Silva, o grande ganho da iniciativa é unir esforços em busca do mesmo objetivo: atender bem o jurisdicionado. “Nós, magistrados, precisamos conhecer os dois lados, e o encontro contribui significativamente para isso. O fato de sabermos como funciona o extrajudicial evita que façamos consultas ou solicitações desnecessárias, imprimindo celeridade aos trâmites processuais”, argumentou. O juiz diretor do Foro da comarca de Várzea Grande, Jones Gattass Dias, compartilha do mesmo entendimento. Segundo o magistrado, eventos dessa natureza são bem-vindos e engrandecem o Judiciário, uma vez que contribuem para o aprimoramento dos serviços prestados.
 
 
Leia mais:
 
 
 
Ana Luíza Anache (com informações da Anoreg-MT)
Assessoria de Comunicação CGJ-MT
corregedoria.comunicacao@tjmt.jus.br
(65) 3617-3571/3777