Judiciário disponibiliza novo site do PJe com tutoriais para diferentes perfis de usuários

Hoje o sistema está preparado para dar efetividade à Justiça 4.0, que usa novas tecnologias e inteligência artificial para promover o acesso à justiça. Sob a liderança da atual presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargadora Maria Helena Póvoas, o TJMT concluiu em outubro de 2021 a atualização desta versão do PJe.
A nova versão do PJe permite, entre outras novidades, a ampliação das configurações de etiquetas para facilitar o controle de tarefas e organização dos processos e cadastro de impedimentos ou suspeições de magistrado, de forma a criar regras de prevenção nas distribuições de ações com base no nome de advogados e de partes do processo.
Com a evolução, o PJe recebeu melhorias e novas funcionalidades foram implementadas. Agora já é possível selecionar sigilo para polos (pessoas do processo) no momento da distribuição da ação; integrar o PJe com o sistema “consumidor.gov.br”, que permite o registro da reclamação e distribuição da ação ao mesmo tempo.
Ainda permite, com apenas um login, acessar PJe, Sisbajud, Renajud e outros sistemas, por meio do sistema de acesso SSO (Single Sign On Software). Outra novidade é o E-Carta, uma integração do PJe com o Serviço dos Correios que faz o envio e recebimento de AR. E, por fim, a facilidade das intimações em lotes para grandes demandantes e instituições públicas.
Com as novidades implementadas, a Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI) solicitou ao Núcleo de Inovação tutorias de acesso à plataforma. São vídeos que explicam o passo a passo para os diversos perfil de usuários que usam o PJe.
PJe - Foi desenvolvida pelo CNJ em parceria com diversos Tribunais e conta com a participação consultiva do Conselho Nacional do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil, Advocacia Pública e Defensorias Públicas, o PJe não para de evoluir e a proposta agora é facilitar a utilização da ferramenta e torná-la mais estável.
Atualmente cerca de 823 mil processos estão tramitando no Judiciário mato-grossense, e 99% são virtuais (apenas 1.380 são processos físicos). Até 30 de novembro de 2021, o total de movimentos registrados pelo PJE foi de 24.805.790.
Alcione dos Anjos
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br