Sindicato Penitenciário pede a Judiciário ajuda para solucionar impasse entre categoria e Governo
O Sindicato dos Servidores Penitenciários de Mato Grosso (Sindspen) procurou o Poder Judiciário estadual na tarde desta sexta-feira (17 de dezembro) para solicitar que a Instituição intervenha junto ao Governo do Estado quanto à situação por eles enfrentada. Os representantes foram recebidos pelo presidente do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo do Estado de Mato Grosso (GMF-MT), desembargador Orlando de Almeida Perri, em seu gabinete, às 14h, para diálogo. Juntamente estava o juiz coordenador do GMF, Geraldo Fidelis.
Diante da solicitação, o desembargador, sugeriu sobre a necessidade de a categoria se reunir e deliberar sobre um possível retorno às atividades a fim de que, assim, seja possível encontro com o governador para rodada de negociação, tendo em vista que o Estado já informou que não conversará com o sindicato, enquanto houver movimento de parada de trabalho.
Segundo o juiz Geraldo Fidelis, o GMF-MT quer ser parceiro no diálogo e na interlocução a fim de ajudar da melhor forma possível, porém pode apenas sugerir ações. Ele explica ainda que a comitiva vai conversar com a direção completa, formada por 20 membros, para decidirem quanto à sugestão do Grupo de Monitoramento.
O Governo do Estado já protocolou ação contra a greve no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (1023173-24.2021.8.11.0000) nesta quinta-feira (16), a qual foi distribuído por sorteio para a desembargadora Antônia Siqueira Gonçalves.
Keila Maressa
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br