A desembargadora-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Maria Helena Póvoas, foi homenageada pelas Câmaras municipais de Cuiabá e Várzea Grande nessa segunda-feira (08/03). Os dois órgãos ofereceram condecoração referente ao Dia Internacional da Mulher e agraciaram a magistrada pelo trabalho desenvolvido enquanto advogada e desembargadora em prol de lutas sociais, principalmente dos direitos da mulher.
“Muito nos honra essas homenagens, sobretudo no Dia da Mulher. Nós mulheres somos agente da transformação humana e acredito sim que é possível alcançar a equidade de gênero, é por isso que lutamos e é essa mensagem que a data nos traz. Dentre as várias ações desenvolvidas pelo Judiciário em prol da mulher está a luta pela erradicação da violência doméstica. São necessárias medidas urgentes para coibir a agressões sofrida pelas mulheres, principalmente dentro da própria casa. Os números são claros, o feminicídio, por exemplo, teve um acréscimo de 65% de 2019 para 2020”, destacou Maria Helena.
Em Cuiabá, a indicação para receber a Moção de Aplausos foi realizada pela vereadora Michelly Alencar. “As mulheres são minoria no Legislativo, nos cargos de alto comando do Executivo, nas empresas, no Judiciário. Por isso propus uma sessão solene em homenagem ao Dia da Mulher e fiz uma homenagem a algumas mulheres que representam a todas nós (...). Cada uma, a seu modo, contribuindo por uma sociedade mais justa. A desembargadora Maria Helena Póvoas é uma das homenageadas. Deixo meus parabéns por sua coragem, defesa da Justiça e dos valores sociais. Que sua missão no Judiciário de Mato Grosso e agora como presidente do Tribunal de Justiça seja bem-aventurada, cheia de respeito e benefícios para a sociedade mato-grossense”, ressaltou a vereadora.
O evento foi realizado em parceria com a Sala da Mulher e com a vereadora Edna Sampaio, às 16 horas de ontem. A solenidade foi no formato híbrido, com comparecimento presencial das vereadoras e do presidente da Casa, vereador Juca do Guaraná Filho, e as homenageadas participando apenas de maneira remota. O evento foi transmitido pelo Facebook da Câmara. Na ocasião, foram entregues moções de aplausos para 25 mulheres.
Já em Várzea Grande, a desembargadora foi homenageada com a entrega do título Sarita Baracat, durante sessão virtual, capitaneada pelo presidente da Casa de Leis, vereador Fábio José Tardin. “Eu quero agradecer a todas as mulheres do nosso município. Vocês são fundamentais para o desenvolvimento de Várzea Grande. "Sempre homenageamos as mulheres que trabalham em prol da população várzea-grandense. Infelizmente, com a pandemia, não podemos fazer uma sessão solene bonita, como é de costume da Casa de Leis. Quero agradecer a desembargadora Maria Helena Póvoas pelo brilhante serviço diante da presidência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.” Foi o próprio vereador quem fez a indicação.
A juíza Ana Cristina Mendes da Silva também foi homenageada. O certificado será entregue pessoalmente nessa quarta-feira (9 de março).
Leia mais sobre o Dia Internacional da Mulher.
Keila Maressa
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br