acessibilidade do site.

 26/03/2021   17:56 

Compartilhe: 

Por dentro da Magistratura: Esmagis-MT apresenta juízes de forma mais humanizada e próxima

Na próxima sexta-feira (2 de abril), a Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT) dará início a um projeto que visa conhecer, na intimidade, os magistrados e magistradas do Judiciário estadual que possuem experiência e serviços relevantes prestados à sociedade mato-grossense. Eles falarão sobre as experiências vivenciadas durante a carreira, bem como orientações e opiniões sobre a atividade judicial conjugada com relações funcionais, sociais e familiares, na forma de entrevista.
 
O projeto será transmitido pelos canais oficiais da Esmagis (@esmagismt) e também do Tribunal de Justiça mato-grossense (@tjmtoficial) no YouTube, com duração de até 45 minutos. Tendo em vista a necessidade das medidas sanitárias para evitar a contaminação pela pandemia da Covid-19 e variantes, todo o programa será gravado on-line, via aplicativo Teams.
 
O primeiro entrevistado será o desembargador da Justiça, José Zuquim Nogueira, que atua como juiz há 35 anos e, atualmente, é o Corregedor-Geral de Justiça. Ele falará sobre o caminho que percorreu até chegar a desembargador, casos emblemáticos que marcaram sua trajetória e também sobre o futuro da magistratura e do Judiciário.
 
O projeto foi idealizado pelo desembargador diretor-geral da Esmagis, Marcos Machado, e integra o objetivo 8, qual seja, “Melhorar a comunicação da Escola da Magistratura com os Magistrados”, disposto no Planejamento Estratégico traçado para da escola até 2023. De acordo com o desembargador, é necessário utilizar os meios de comunicação e a tecnologia disponíveis para chegar até os magistrados e servidores do Judiciário e também à sociedade.
 
A Esmagis também desenvolverá outros projetos, entre os quais mestrado, pós-graduação, cursos de aperfeiçoamento em Direito, Ética, Filosofia e Sociologia, além de pesquisas e debates específicos desenvolvidos pelo Grupo de Estudos de Magistratura de Mato Grosso (Esmagis/Emam). Também está previsto para o mês de maio o projeto “Memórias do Poder Judiciário”, que tem como escopo entrevistar os responsáveis por iniciativas e práticas que possibilitaram a evolução, crescimento e fortalecimento do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso, em resgate da memória, em vida, daqueles magistrados e magistradas que foram precursores da história do TJMT. A primeira edição já está marcada para 3 de maio.
 
Keila Maressa
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br