acessibilidade do site.

 18/08/2021   20:24 

Compartilhe: 

Dia do Estagiário: jovens contam como o estágio foi transformador para a carreira deles

A gente sabe que na vida todos passamos por vários estágios. Mas, tem um, que marca especialmente a todos nós, que é o estágio profissional. Por isso, em homenagem ao Dia do Estagiário, que é comemorado hoje (18 de agosto), o Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso vai compartilhar as histórias de dois estagiários que fizeram dos seus estágios, uma grande oportunidade de aprendizado e amadurecimento.
 
Um deles é João Vitor Souza Gama, de 21 anos, que atualmente estagia na 1a Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). Segundo ele, fazer parte da Justiça Estadual é a realização de um sonho e lhe trouxe inúmeros aprendizados.
 
"Logo que entrei fui para a 2a Câmara de Direito Público e Coletivo. Foi meu primeiro estágio e estava muito nervoso na época. Mas, as pessoas foram tão atenciosas comigo e me acolheram tão bem, que logo me adaptei à rotina de trabalho. Eu só tenho que agradecer ao Tribunal e a todas as pessoas que me ajudaram, pois aprendi milhares de coisas aqui”, conta o rapaz com ares de saudosismo, já que seu contrato de estágio termina dentro de 3 meses.
 
"Faltam 3 meses para encerrar o meu contrato e vou sair completamente diferente, mais maduro e sabendo lidar melhor com as pessoas. Foi uma grande oportunidade!", garante João.
 
ExperiênciaOutra oportunidade que João soube aproveitar, foi o convite para fazer parte da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual do Segundo Grau de Jurisdição do TJMT, que recentemente lançou um guia inédito sobre o tema.
 
"Fiquei muito honrado em participar, pois tinham muitos estagiários e acabaram me indicando. Fico feliz não apenas porque o tema é muito relevante, mas porque tive a oportunidade de ter contato direto com desembargadores pela primeira vez. E estar no meio de pessoas experientes, com certeza me ajuda a me tornar um profissional melhor", destaca o estagiário ao garantir que pretende continuar estudando para quem sabe um dia se tornar um Servidor Público da Justiça.
 
Ascensão profissionalQuem até pouco tempo também era estagiário do Tribunal de Justiça, mas que ascendeu profissionalmente foi Luan Henrique Araújo.
 
Aos 22 anos, ele conta que sempre teve vontade de estagiar no Tribunal e que, por isso, prestou o primeiro processo seletivo ainda no ensino médio. Entretanto, como estava encerrando o ano letivo, não pode entrar. Mas, ele não desistiu e voltou a tentar novamente já cursando a faculdade de Direito.
 
"Foi uma experiência que acrescentou muito na minha vida. Para mim, foi um divisor de águas, de que eu tinha feito a escolha certa do curso. Sinto que aprendi mais no estágio do que na faculdade em si, pois saí do campo teórico e fui para a prática. Unir a teoria à prática, sem dúvida, me ajudou a ser um profissional melhor. Por isso, acho muito importante o Poder Judiciário abrir essa porta através do estágio, pois além de contribuir para a nossa formação profissional, aproxima e inspira os jovens a serem os futuros magistrados, advogados e servidores da Justiça", ressalta Luan.
 
ReconhencimentoHoje, Luan não trabalha mais como estagiário, pois foi promovido a assessor de relações públicas da Diretoria Geral do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. "A mudança para o cargo foi gratificante, pois vi meu trabalho reconhecido. Foi uma sensação muito boa ter recebido este convite, porque além de aumentar o vínculo de trabalho, também pude assumir mais responsabilidades. O caminho foi bastante desafiador, mas eu tive ótimos instrutores, um deles foi a  diretora geral, que me ensinou muito e me ajudou a superar os obstáculos para chegar até aqui", explica.
 
MensagemE após ter avançado mais um estágio na vida profissional, o assessor aconselha quem ainda sonha com uma chance.
 
"O conselho que eu daria é que o estudante execute as suas atividades da melhor forma possível e que se entregue no que está fazendo, seja nos estudos ou no estágio, independente de ter um reconhecimento imediato. Se dedicando ao máximo e sendo a sua maior motivação, uma hora a recompensa chega. É importante encarar o estágio não apenas como fonte de renda, mas como um compromisso, aproveitando esta fase da vida que é muito importante para formar o caráter profissional", orienta.
 
Troca de experiênciasMaria Cristina da Silva Tibles Brandão, gerente de Concurso Público, lotada no Departamento de Recursos Humanos, diz que atualmente o Poder Judiciário de Mato Grosso conta com 1.215 estagiários (as) ativos (as) em todo o Estado.
 
"Os estagiários são uma contribuição muito grande para a Justiça. Eles nos permitem realizar uma grande troca de experiências. Enquanto nós contribuímos com seus conhecimentos em relação à prática jurídica, eles trazem um leque de experiências com novas tecnologias e com novas formas de pensar, o que traz frescor e mais celeridade e eficiência para a instituição", destaca Maria Cristina.
 
Processo seletivo - E para terminar bem esta homenagem, a gerente aproveita para aguçar os anseios de milhares de estudantes que sonham em estagiar no Poder Judiciário.
 
"Fiquem de olho nos sites do CIEE e do TJMT, pois a previsão para o próximo processo seletivo de estágio para todo o Estado será dentro dos próximos meses”, avisa.
 
Mariana Vianna
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br