Esmagis discute com magistradas e magistrados a descentralização das atividades acadêmicas no Estado
O juiz-diretor do Fórum da Capital e coordenador do Grupo de Estudos da Magistratura de Mato Grosso (Gemam), Lídio Modesto da Silva Filho, classificou como positiva e de grande relevância a reunião integrativa virtual realizada pela Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT) com a participação de juízas e juízes diretores de fóruns dos 11 polos judiciais no Estado.“O desembargador Marcos Machado, como diretor-geral da Esmagis, está de parabéns com a promoção desse encontro. Essa integração tem um significado impar, justamente porque vamos nos organizar e realizar eventos de estudos nos mais variados polos e, com isso, ampliar a cultura jurídica em todo o território”, avaliou o coordenador do Gemam.
Quem também classificou como importante e excelente o encontro integrativo foi o juiz-diretor da Comarca de Jaciara, Pedro Flory Diniz Nogueira. Na opinião dele, levar toda a capacidade da Esmagis também para o interior do Estado mostra a sensibilidade e visão ampliada dos planejadores dessa ação. “Estamos muito contentes com essa posição, uma vez que teremos a oportunidade de aprimorar os estudos e a divulgação da produção científica”, assinalou o magistrado.
Doutor Pedro Flory sublinhou ainda que escolher juízes e juízas dos polos judiciais como coordenadores regionais das atividades acadêmicas desenvolvidas pela Esmagis é um avanço. “Assim, enalteço o empenho na elaboração desse projeto, de forma especial, do desembargador Marcos Machado e dos doutores Lídio Modesto, do Gemam, e do Gerardo Humberto Alves da Silva Júnior, diretor da Escola da Magistratura Mato-grossense (Emam), que pertence a Associação Mato-grossense dos Magistrados (Amam)”, frisou o juiz de Jaciara. A Emam, conforme sublinhou o doutor Gerardo Humberto, como escola associativa da Amam, tem se colocado à disposição e contribuído em todas as ações acadêmicas da Esmagis-MT, que é a escola institucional do Judiciário mato-grossense. E durante a reunião, sete magistradas e magistrados manifestaram interesse em participar como membros do Gemam. “Então, em breve estaremos verificando o resultado grandioso desse projeto”, pontou doutor Gerardo.
A reunião integrativa contou com a participação também da desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos, vice-diretora da Esmagis-MT.
Álvaro Marinho
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br











