Ir para o conteúdo principal
Selo de Transparência
Logo CNJ

 03/11/2022   17:13 

Compartilhe: 

Inscrições abertas: Encontro de Filosofia, Literatura e Direitos Humanos começa na próxima semana

Na próxima semana o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) receberá o II Encontro Nacional de Filosofia, Literatura e Direitos Humanos, evento com objetivo de compartilhar as reflexões produzidas do ensino e da pesquisa, na intenção de formar uma comunidade ainda mais compromissada com a compreensão e com a efetivação dos Direitos Humanos. Para participar, é necessário se inscrever (link no fim da matéria).
 
O evento on-line, ocorrerá em 8 de novembro, pela manhã e à noite, e também em 9 de novembro, à noite. Os dois dias de encontro serão realizados na sede da Esmagis e, além de ser gratuito, será certificado. Podem participar magistrados(as), servidores(as), assessores(as) do Poder Judiciário de Mato Grosso, integrantes do Sistema de Justiça, estudantes de graduação e pós-graduação.
 
O encontro começa com a palestra ‘O pensamento e o Outro, o Outro do pensamento: a questão da alteridade em configurações contemporâneas’, apresentada pelo doutor em Filosofia Ricardo Timm de Souza. Já à noite, a palestra ‘Literatura, Direitos Humanos e Discriminação Racial’ será apresentada pelo escritor Paulo Scott.
 
Ainda na quarta-feira, à noite, o evento será aberto com a palestra ‘Semiótica do discurso Filosófico: a palavra pensada, o ato de escrita e o sentido’, com o professor-doutor Eduardo Bittar. O encerramento do evento fica por conta da Revelação do Prêmio Literário e do Lançamento dos Cadernos Marginais
de Filosofia, Literatura e Direitos Humanos “O Estrangeiro”.
 
A ação é coordenada pelo juiz Antônio Veloso Peleja Júnior e pelo professor da Universidade Federal de Mato Grosso Felipe Rodolfo de Carvalho em parceria formada pela Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), Escola da Magistratura Mato-Grossense (Emam), Terceira Margem UFMT, Faculdade de Direito da UFMT e ainda pelo Grupo de Pesquisa em Filosofia, Literatura e Direitos Humanos e do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFMT (PPGD/UFMT).
 
 
 
 
 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição das imagens: Foto1 – imagem colorida e horizontal com estátuas de filósofos, um ao lado do outro. Texto: Evento 100% on-line. Encontro Nacional de Filosofia, Literatura e Direitos Humanos. 8 e 9 de novembro.
 
 
Keila Maressa/Fotos: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br