Ir para o conteúdo principal
Selo de Transparência
Logo CNJ

 26/04/2022   14:29 

Compartilhe: 

Poder Judiciário de MT realiza audiência pública sobre feminicídio no dia 6 de maio

 
Audiência pública sobre feminicídio será realizada pelo Poder Judiciário de Mato Grosso no dia 6 de maio, a partir das 13h30, por meio de videoconferência na Plataforma Teams e com transmissão pelo canal oficial do TJMT no Youtube.
 
O tema “Feminicídio: Diagnóstico e Prevenção”, de urgente relevância, será debatido entre o Judiciário, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Defensoria Pública, Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar e a sociedade. Somente este ano, em Mato Grosso, nos três primeiros meses de 2022 já foram cometidos 9 feminicídios, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública.
 
A audiência será dividida em dois eixos, “Incremento de ações que incentivem as vítimas de violência a denunciar seus agressores” e “Facilitar o acesso (multiportas) das mulheres vítimas de violência às medidas protetivas”.
 
Palestras:
 
 - A Cultura da Violência contra  a Mulher e o Feminicídio no Brasil - Adriana Mello, juíza de Direito titular do 1o Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Rio de Janeiro.
 
- Medida Protetiva de urgência como Medida de Política Pública - Alice Bianchini, advogada em São Paulo.
 
No evento haverá também a participação da promotora de Justiça do Núcleo das Promotorias Especializadas no Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher Elisamara Sigles Vodonós Portela, a Procuradora do Estado de Mato Grosso e Presidente da Comissão OAB Mulher, Glaucia Anne Kelly Rodrigues do Amaral,  o juiz Marcelo Souza Melo Bento de Resende, da 2ª Vara Criminal da Comarca de Barra do Garças e membro da Cemulher, da 1a tenente PM, Denyse Pereira Valadão, comandante da Patrulha Maria da Penha de Cuiabá. Haverá também participação de representantes da Defensoria Pública Estadual e da Polícia Judiciária Civil. 
 
Inscrições
 
 
O evento contará com a participação da presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso, Desembargadora Maria Helena Póvoas, da Vice-Presidente e Coordenadora da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar no âmbito do TJMT (Cemulher), Desembargadora Maria Aparecida Ribeiro e do Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador José Zuquim Nogueira.
 
 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. 
Descrição de imagem: Fotografia colorida com filtro alaranjado. Ao fundo a imagem de uma mulher jovem com uma fita colante sobre a boca e o texto: Não se cale. Ao centro o texto: 100% Online. Audiência Pública – Feminicídio: Diagnóstico e Prevenção. 06 de maio às 13h30. Assina a peça os logos da Coordenadoria Estadual da Mulher do Tribunal de Justiça de Mato Grosso – Cemulher e Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso.
 
Mylena Petrucelli
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br