acessibilidade do site.

 18/01/2023   12:41 

Compartilhe: 

Juiz aposentado José Mauro Bianchini é o primeiro entrevistado do Memórias do Judiciário em 2023

Nesta quarta-feira (18 de janeiro), a Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT) lançou seu primeiro programa do ano: a 19ª edição do “Memórias do Poder Judiciário”, com uma entrevista do juiz aposentado José Mauro Bianchini Fernandes. A íntegra da entrevista pode ser assistida no canal oficial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso no YouTube.
 
 
Natural de Dracena (SP), o magistrado tem 65 anos. Formado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), ele já foi servente de pedreiro, office boy e balconista. Depois de formado, atuou como advogado até ingressar no Judiciário mato-grossense, em 1991. Jurisdicionou nas comarcas de Cáceres, Mirassol D’Oeste e Canarana, onde cumulou por dois anos, e Cuiabá.
 
Na Capital, foi juiz da Vara Especializada da Justiça Militar, além de conselheiro e professor da Esmagis por vários anos. No Tribunal de Justiça, atuou na Corregedoria e como juiz auxiliar da Presidência no biênio 2005/2007. Foi juiz substituto de Segundo Grau e se aposentou em novembro de 2010. Depois disso, voltou a atuar como advogado.
 
Durante a conversa com a diretora-geral da Esmagis-MT, desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos, e a jornalista Maritza Fonseca, o juiz falou sobre a paixão por Cuiabá, cidade para qual se mudou ainda na juventude, sobre a inesperada aprovação no concurso, sobre o amor à carreira, as dificuldades que enfrentou e os ‘anjos da guarda’ que teve no Judiciário. Discorreu ainda sobre o tempo que viveu na região do Araguaia, decisões que marcaram a vida dele e também sobre o período que atuou no Tribunal de Justiça. Falou ainda sobre o trabalho como advogado e seus hobbies.
 
O programa Memórias do Poder Judiciário resgata fatos que retratam a história do Poder Judiciário de Mato Grosso por meio dos magistrados que criam, transformam e aperfeiçoam o sistema de Justiça estadual.
 
 
ParaTodosVerem: Esse post possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência. Fotografia colorida. Na lateral esquerda o brasão do Poder Judiciário de Mato Grosso. Do lado direito o ícone de play acompanhado do texto: /tjmtoficial. Na parte central o logo do Programa Memórias do Poder Judiciário e a foto do juiz José Mauro Bianchini Fernandes acompanhados do texto: Confira na íntegra. Assina a peça o logo do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso.
 
Lígia Saito
Assessoria de Comunicação
Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT)