Corregedor da Justiça conhece projeto Luz do Amanhã em Sorriso
O corregedor-geral da Justiça de Mato Grosso, desembargador Juvenal Pereira da Silva, conheceu o projeto social Luz do Amanhã que é desenvolvido na comarca de Sorriso (distante 420 km ao norte de Cuiabá). O projeto social atende jovens de 12 a 17 anos e é fruto de parceria entre a Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria de Assistência Social e do 12º Batalhão da Polícia Militar. O projeto funciona com parte de recurso destinado pelo Judiciário.O corregedor aproveitou a oportunidade durante passagem pelo município em razão das correições e do Programa Corregedoria Participativa para conhecer iniciativas de instituições parcerias da Justiça. Atualmente o projeto atende cerca de 70 alunos de escolas estaduais e municipais no contraturno escolar.
De acordo com o tenente-coronel PM, Jorge Almeida, o projeto tem como finalidade instruir jovens por meio de orientações. “Essa é uma iniciativa que deu muito certo e que tira os jovens das ruas. Aqui conseguimos prevenir que cometam alguma delinquência ou se envolvam com drogas, por exemplo. Também fomentamos a convivência em família, o que é muito enriquecedor para o futuro deles”, explicou.
A juíza auxiliar, Christiane da Costa Marques Neves, falou da alegria em viver este momento junto aos jovens. “Eu completei 24 anos de magistratura esta semana. E conhecer vocês é um presente para mim. Todo o trabalho desenvolvido aqui tem sido muito frutífero. Sorriso está de parabéns porque tem pessoas engajadas, comprometidas em desenvolver uma sociedade mais justa e fraterna”, elogiou. “Desejo que vocês estejam sempre em segurança, que possam se alimentar bem, que cuidem uns dos outros, que cuidem dos seus familiares, e que acreditem nos seus sonhos”, pediu a magistrada aos jovens.
O corregedor foi surpreendido com uma saudação efusiva dos alunos e disse estar emocionado com a receptividade dos jovens. “Estou de frente para os homens e mulheres do futuro. Precisamos de pessoas com essa formação, baseada em valores para que tenhamos uma sociedade melhor. Compartilhem o que estão aprendendo aqui, em casa e com colegas. Quem sabe no futuro vocês estarão assumindo essa mesma posição que eu tenho ou outras de importância, seja na polícia militar, na polícia civil, na Justiça ou em qualquer outra área que vocês se identifiquem. Faço votos de que sigam por este caminho do bem”, disse.
“O coronel informou que uma vez ao ano os alunos vão para Cuiabá visitar o Batalhão Geral, o Bope, a Rotam e outras corporações. Quero aqui já deixar firmado o meu convite para que na próxima ida à Capital vocês visitem o Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Será um prazer recebê-los”, convidou o corregedor.
#Paratodosverem Esta matéria possui recursos de texto alternativo para inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem: Foto única: foto horizontal colorida. O corregedor está em pé, ao centro, em uma sala de aula, rodeado pelos alunos do Projeto Luz do Amanhã que estão todos fardados.
Gabriele Schimanoski
Assessoria de Comunicação da CGJ-MT











