acessibilidade do site.

 26/06/2023   13:29 

Compartilhe: 

Líderes de todos os setores do Tribunal participam de treinamento ‘Mapeando Pessoas’

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso está capacitando mais de 60 líderes de todos os setores para que melhor saibam utilizar a linguagem corporal nos relacionamentos, atendimentos e na administração das emoções, tanto no contexto profissional quanto pessoal. O curso “Mapeando Pessoas” está sendo oferecido pela Presidência do TJTM para magistrados e servidores, nesta segunda e terça-feira (26 e 27), na Escola dos Servidores “Desembargador Athaide Monteiro da Silva”.
 
O curso abrange conhecimentos sobre linguagem corporal, processos cognitivos, rapport, canais sensoriais, emoções faciais e marcas de expressão e pode ser aplicado para que a pessoa saiba administrar melhor suas emoções, melhorar os relacionamentos por meio de uma comunicação assertiva, atender melhor, agregar pessoas a uma ideia, conforme explica a advogada e instrutora internacional de Linguagem Corporal, Lilian Pellizzon Ribeiro.
 
“Nós somos serem orgânicos e sistêmicos então a nossa linguagem corporal faz parte da comunicação verbal. Enquanto estamos falando, nós produzimos alguns gestos e esses gestos também auxiliam a percepção do outro sobre nós mesmos. A vantagem de se aprender sobre linguagem corporal é de que eu posso transmitir as informações, as ideias que eu desejo de uma forma mais natural e mais assertiva. E eu posso também, com o conhecimento da linguagem corporal, perceber no outro o comportamento, a linguagem não verbal, ou seja, o que a boca não está falando, mas o corpo está falando. Percebendo a linguagem não verbal, eu consigo entender o que talvez se passe dentro do outro. Isso nos leva a uma compreensão, a uma empatia diferenciada e uma interação de forma mais leve e mais eficaz”, afirma.
 
Para a presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Clarice Claudino da Silva, a proposta do treinamento vai ao encontro dos princípios institucionais de respeito ao cidadão e centralidade no cliente. “Na proposta de cuidar das pessoas, nós não podemos nos distanciar dessas capacitações voltadas para que, especialmente os líderes, consigam lidar melhor com seus subordinados de uma forma a extrair deles o melhor. E este treinamento visa exatamente isso: entender melhor as reações de cada um, mapeando pela sua linguagem completa - não só a verbal - e também extraindo disso a possibilidade de incentivá-los a revelar o seu melhor, a entregar cada vez mais as suas qualidades, que todos nós temos, mas que às vezes não são bem percebidas, bem estimuladas. E este curso é fantástico nesse sentido. Tenho certeza que nós ganharemos muito”.
 
A coordenadora de Recursos Humanos do TJMT, Karine Giacomeli de Lima, entende que haverá aprimoramento da comunicação interna e, consequentemente, melhor atendimento aos jurisdicionados que buscam a Justiça mato-grossense. “Esse tipo de treinamento tem o objetivo de melhorar ainda mais o nosso conhecimento, a nossa bagagem para lidar com pessoas porque é isso que o Poder Judiciário faz. Ele atende o cidadão, atende o jurisdicionado. Então nós utilizaremos esse conhecimento tanto para integração dentro da própria equipe, da própria administração, quanto para lidar com os usuários externos do Poder Judiciário. Com isso ganha todo mundo, tanto nós como servidores, como cidadãos e como pessoas também. Então o conhecimento vem de forma a agregar ainda mais o valor àquilo que o Judiciário entrega”, avalia.
 
Gestora do programa Bem Viver, que oferece suporte de saúde e qualidade de vida aos magistrados e servidores do TJMT, Neucimeire Oliveira, destaca a importância dessa qualificação para o trabalho que é prestado. “No meu dia-a-dia, eu acredito que vai contribuir muito porque, a partir do momento em que eu consigo me conhecer melhor, eu também consigo estar entendendo o outro melhor, prevendo as emoções dessa pessoa, o que a gente pode antecipar em uma conversa, em um ato, como podemos estar levando isso para os nossos atendimentos, principalmente no programa Bem Viver, onde a gente lida bastante com a parte emocional das pessoas. Então entender isso vai me ajudar muito mais e também me ajudar com a minha equipe. É isso o que nós queremos: cuidar das pessoas cada vez melhor”.
 
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Primeira imagem: Instrutora do curso, Lilian Ribeiro, em pé, gesticulando com as mãos e falando com suporte de um microfone auricular. Ela é uma mulher branca, de cabelo comprido, castanho claro e liso, está usando calça rosa, camisa branca, um colar grande dourado e verde, pulseira de argolas douradas em um braço e relógio prateado no outro. Também usa um crachá preto pendurado na camisa. A expressão facial dela é de sorriso e, atrás dela, é possível ver a lousa branca com a logomarca do curso “Mapeando Pessoas” projetada. Segunda imagem: Desembargadora Clarice Claudino fala ao microfone para os participantes do curso. Ela está em pé e gesticulando com uma das mãos. Está vendindo calça e paletó pretos e blusa rosa. Ela é uma senhora branca, de cabelo curto, loiro e liso. Atrás dela aparece a lousa com o nome do curso projetado. Terceira imagem: Sala de aula da Escola dos Servidores repleta de alunos. Na primeira fila, está a presidente e a diretora-geral do TJMT, desembargadora Clarice Claudino e Euzeni de Paiva, respectivamente. À frente, em pé e falado ao microfone, está a instrutora Lilian Ribeiro.
 
Dani Cunha/Celly Silva
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br