Inscrições para o VIII Encontro de Sustentabilidade continuam abertas até dia 16 de agosto
Ainda dá tempo de se inscrever para o VIII Encontro de Sustentabilidade. O evento será realizado na próxima quinta-feira (17 de agosto), e as inscrições podem ser feitas até o dia 16/08. Promovido pelo Núcleo de Sustentabilidade do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), o encontro será realizado no auditório Gervásio Leite, na sede do Judiciário, em Cuiabá, das 8h às 18h, e será transmitido pela plataforma Microsoft Teams. O tema desta edição será a aplicabilidade dos conceitos e eixos ASG no poder público e a licitação sustentável. Durante o evento, os setores e as comarcas com os melhores índices de desempenho de sustentabilidade serão premiados com o Selo Excelência – ECOnomia Legal.
ASG - Em português, a sigla significa Ambiental, Social e Governança Corporativa e os seus eixos podem ser aplicados em instituições públicas e privadas para melhorar as relações internas e externas no quesito sustentabilidade socioambiental.
De acordo com a programação, a abertura do evento será às 8h com a participação da presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Clarice Claudino da Silva.
Logo após, às 8h30, será ministrada a palestra ASG no Poder Público – Eixo “A” – Ambiental, com Erika Bechara, doutora em Direito Ambiental, docente da PUC/SP e especialista da CNN Brasil.
A partir das 9h30, o Eixo “S” – Social, será abordado por Thiago Pena, professor em diversidade, equidade e inclusão da instituição LEC Cursos.
Para finalizar a as exposições sobre os eixos ASG, às 10h30 terá início a palestra sobre o Eixo “G” – Governança, com a administradora e MBA em Riscos e Compliance Amanda Seymour.
No período vespertino, às 14h10, a palestra Licitação Sustentável – Ciclo de Vida, será ministrada pela professora doutora Luciana Stocco, da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
E fechando o encontro, as 16h30, as comarcas, coordenadorias e gabinetes que mais economizaram receberão os selos de reconhecimento Excelência, Diamante, Ouro, Prata e Bronze.
Uma iniciativa do Núcleo de Sustentabilidade em parceria com a Coordenadoria de Planejamento (Coplan) onde, através do Gerenciamento Matricial de Despesas (GMD), os custos e gastos das unidades judiciárias são medidos e contabilizados para incentivar a maior economicidade no Judiciário.
O período de monitoramento de despesas para a concessão dos selos foi de novembro de 2022 a junho de 2023. Os 60 Selos de Reconhecimento previstos serão distribuídos em três categorias: comarcas, coordenadorias e gabinetes de desembargadores. Será entregue um Selo Excelência para o melhor colocado em cada categoria e os demais selos serão distribuídos respeitando-se a proporcionalidade de acordo com o total de unidades de cada categoria.
Márcia Marafon
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br











