Campanha Opção pela Vida leva olhar humanizado a centenas de adolescentes em Rondonópolis
Em tempos de avanço tecnológico e das comunicações, que visam facilitar as vidas cada vez mais corridas das pessoas, muitas vezes, as relações humanas podem ficar abaladas, com pessoas de todas as faixas etárias e classes sociais desencadeando problemas de saúde mental. Pensando nisso, entre segunda e quinta-feira (12 e 14), mais de 400 adolescentes, alunos de escolas estaduais de Rondonópolis e em cumprimento de medida socioeducativa, receberam um olhar humanizado, por meio de palestras com psicólogos e psiquiatras, na sede da 1ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT). Na sexta-feira (15 de setembro), um público estimado em 150 jovens também deve ser contemplado.As atividades fazem parte da campanha “Opção Pela Vida!”, promovida pela Vara Especializada da Infância e Juventude de Rondonópolis, juntamente com a Promotoria de Justiça da Infância e Juventude, a 1ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), a
Justiça Comunitária, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e demais membros da sociedade civil organizada, em alusão ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.
Uma das palestrantes foi a psicóloga de crianças e adolescentes e especialista em análise comportamental, Tatiani Marques, que buscou, por meio de uma linguagem simples, em tom de conversa e com algumas dinâmicas em grupo, abordar questões presentes no cotidiano de adolescentes, como a discriminação, o bullying, a falta de empatia, a depressão e carências afetivas, como a autoaceitação e aceitação do outro e a atenção dos pais.
“Eu trabalhei a questão de preconceito, discriminação, respeito ao próximo. Coloquei eles para fazer uma autorreflexão, fecharem os olhos e lembrarem quando foram machucados por uma palavra e pensar que aquilo também machuca o outro. Fiz com que eles interagissem e percebi muitos dizendo a realidade deles, que sofrem preconceito por se achar gordinha, porque se acha feia, que tem depressão, tanto que alguns depois vieram falar comigo”, relata.
A profissional afirma que o olhar de pedido de ajuda por parte daqueles adolescentes foi o que mais lhe impactou. Por isso, ela ressalta a importância do acolhimento emocional e orientou aos jovens que se amem acima de tudo, independentemente da aceitação alheia.
“Foi muito perceptivo que têm muitos sofrendo. Então eu quis passar que tem como reverter, desde que eles se amem, que saibam diferenciar o que é do outro e o que é deles, aprendam a filtrar. Falei da importância do ser e não do ter, sobre eles aprenderem a lidar com o que eles têm por dentro porque eles ficam muito focados em acompanhar os outros”, afirma Tatiani Marques.
Segundo a psicóloga, mesmo tentando fazer tudo de melhor pelos filhos, às vezes, os pais acabam contribuindo para esse quadro. “Está faltando informação tanto para os pais quanto para a sociedade, saber o que é saúde mental. Muitos acham que é frescura porque dão de tudo para os filhos, mas a depressão só quem passou vai saber o que é. Nós nos tornamos um mundo de pessoas com doenças mentais. Ainda é um tabu e essa geração é a que mais vai sofrer. As crianças estão adoecendo por discriminação. É muito complicado, é muita dor. Eles precisam de mais atenção dos pais, conversar pessoalmente, ter a dinâmica de maior contato físico, contato visual, abraço e colocar responsabilidades também”, orienta.

Importância do feedback na Comunicação
O público da campanha “Opção Pela Vida!” também foi contemplado com a palestra “Comunicar-se bem pela vida: a importância da comunicação na prevenção ao suicídio”, ministrada pelo educador George Ribeiro, com o objetivo de abordar os elementos essenciais da Comunicação, destacar a importância do feedback para evitar ruídos na comunicação, demonstrar como a comunicação pode promover uma melhor percepção das emoções, fornecer informações e dicas sobre como identificar sinais de tristeza e comunicar ajuda e, com isso, promover a prevenção ao suicídio.
De acordo com George Ribeiro, a palestra foi uma oportunidade para encorajar os adolescentes para que sejam agentes de mudança em suas comunidades. “A importância de ser solidário e empático se perfaz todo momento e é o que nos revela na condição de ser humano, entendendo também que existe uma parte que precisa de uma atenção especial, que é o público LGBTQIAPN+, que é relatado um aumento dos casos de depressão e suicídio, justamente por um preconceito endêmico na nossa sociedade”, afirma o educador.
Ele ainda parabenizou a Vara da Infância e Juventude de Rondonópolis e demais instituições envolvidas no evento. “Estão de parabéns o Judiciário e os parceiros dessa causa. Conheço o trabalho da doutora Maria das Graças em relação à atenção às pessoas em sofrimento, entendendo que o Setembro Amarelo é o mês de prevenção ao suicídio e que, por mais que se marca neste mês, esse trabalho precisa ser contínuo, sendo trabalhado nos 365 dias do ano”.
Parceria em prol dos adolescentes
Presidente da Comissão de Saúde da 1º Subseção da OAB em Rondonópolis, o advogado Ruan Gustavo Meira Bonatti, destaca que o evento teve também como público-alvo professores e diretores de escolas estaduais e classifica a campanha como satisfatória.
“Tivemos palestras incríveis! Lotamos a sede da OAB com adolescentes e eu acredito que a mensagem foi transmitida para eles, com relação à comunicação, a darmos mais atenção à individualidade de cada um, respeitar ao próximo”, avalia.
Para o advogado, eventos como este, feitos em parceria entre instituições como a OAB, O Ministério Público e o Poder Judiciário geram grande impacto na sociedade. “Que nós possamos ver cada vez mais essa união de esforços entre esses três institutos tão importantes para a sociedade”.
A juíza Maria das Graças Gomes da Costa, da Vara Especializada da Infância e Juventude de Rondonópolis, também reforça a relevância dessa união de esforços entre as instituições públicas para garantir direitos das crianças e adolescentes. “Eu só tenho elogios porque a doutora Patrícia, promotora da infância, esteve todas as noites falando com os nossos adolescentes, com os nossos professores, com os nossos diretores, tem nos ajudado muito! Percebe-se que há uma interação entre o papel do Ministério Público e a sociedade de Rondonópolis. Então está cada vez mais todo mundo entendendo a que serve este poder que o promotor de justiça tem. É uma intervenção pacífica, profissional, necessária, com resultados ótimos. Por outro lado, a OAB também tem se mostrado uma instituição que existe no sentido da defesa da democracia, na defesa dos direitos de todos com igualdade”, avalia.
Maria das Graças ainda aponta que o alcance da campanha “Opção pela Vida!” aponta para uma continuidade dessa ação. “Tem sido muito proveitoso e eu acredito que é somente o início. É uma campanha que tende a virar um programa. Nós não vamos deixar que a ‘Opção pela Vida’ seja um assunto só de setembro, nós não devemos fazer essa opção somente em um mês”, pontua.
Programação – No dia 23 de setembro, a partir das 8 horas, haverá uma caminhada no centro da cidade, no trajeto entre a Praça do Carreiro até a Praça Brasil e, no mesmo dia, às 12h, haverá outro encontro com palestras para os adolescentes, desta vez, no centro socioeducativo da cidade.
Leia também:
Paratodosverem - Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Foto 1: Auditório da OAB de Rondonópolis lotado de adolescentes vestidos com camisetas amarelas, assistindo à palestra. Foto 2: Cerca de 20 participantes da campanha Opção pela Vida posam para foto, a maioria deles vestidos com camisetas amarelas com a logo da campanha. Atrás deles, há dois banners com a logomarca Opção Pela Vida afixados na parede.
Celly Silva
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br











