acessibilidade do site.

 11/12/2024   15:00   

Compartilhe: 

Corregedor e juiz auxiliar participam de Encontro Anual das Comissões de Soluções Fundiárias

O corregedor-geral da Justiça de Mato Grosso, desembargador Juvenal Pereira da Silva, e o juiz auxiliar da CGJ, Eduardo Calmon, participam do Encontro Anual das Comissões de Soluções Fundiárias, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O evento teve início nesta quarta-feira (11 de dezembro) e segue até quinta (12), em Brasília, discutindo mediação de conflitos fundiários e a aplicação da Resolução 510/2023, que estabelece diretrizes para tratar ações de despejos e regularização fundiária.

A mesa de abertura contou com a participação do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), do ministro Paulo Teixeira, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, do conselheiro José Rotondano, da subprocuradora-geral da República aposentada e advogada Deborah Duprat, e da secretária nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas, Kenarik Boujikian.

Na parte da tarde, durante as Oficinas Temáticas Simultâneas, o juiz Eduardo Calmon apresentará o Caso Gleba Jaciara na Oficina 3 - A Experiência da Justiça Estadual na Aplicação da Resolução 510/2023.  A mesa também conta com a apresentação do Caso Ocupação Bom Jesus (GO).   A mesa será presidida pelo desembargador Claudio Cesare, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA).

Foto mostra as comitivas dos Estado sentadas nas poltronas do auditório do CNJ. Na segunda fileira estão a servidora Keila, o corregedor, desembargador Juvenal, juiz auxiliar Eduardo Calmon e a juíza Adriana ConinghamA comitiva mato-grossense também é composta pela juíza Adriana Sant'Anna Coningham, da 2ª Vara Cível de Direito Agrário de Cuiabá e pela servidora da Corregedoria, Keila Souza da Cunha.

Eixo Acadêmico Solo Seguro – O desembargador Juvenal Pereira da Silva prestigiou ainda as palestras da juíza Carolina Ranzolin e do corregedor-geral da Justiça de São Paulo, desembargador Francisco Eduardo Loureiro, que participam do Encontro, no Eixo Acadêmico Solo Seguro.  Ambos estiveram em Mato Grosso para contribuir com o Seminário Solo Seguro – Amazônia Legal, realizado no dia 28 de novembro, na sede do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e reuniu mais de 200 participantes presencial e remotamente.  O desembargador destacou a experiência exitosa da regularização fundiária urbana no Estado de São Paulo, enquanto a juíza abordou mecanismos para soluções humanizadas e sustentáveis, ressaltando seu papel como impulsionadores da regularização fundiária no país.

O Encontro Anual das Comissões de Soluções Fundiárias reúne representantes de tribunais estaduais e federais, promovendo o intercâmbio de experiências e práticas entre as comissões regionais e a comissão nacional.

Foto: Pedro França/CNJ

Alcione dos Anjos

Assessoria de Comunicação da CGJ-TJMT

imprensa@tjmt.jus.br

Notícias Relacionadas

 17/01/2025   15:06

Cartório de Poconé conquista Selo Diamante em premiação da Associação dos Notários e Registradores

 Continuar lendo

 20/01/2025   15:50

Corregedor propõe ao presidente da Associação dos Municípios atuação conjunta em ações sociais

 Continuar lendo

 24/01/2025   18:34

Corregedoria e Cemulher vão buscar apoio de prefeituras para enfrentamento à violência doméstica

 Continuar lendo