InovaJus celebra 1º ano com 22 projetos concluídos e instalação de 61 Pontos de Inclusão Digital
O Laboratório de Inovação do Tribunal
de Justiça de Mato Grosso – InovaJusMT - celebra seu primeiro ano de
estruturação com 22 projetos concluídos e 14 em andamento, que visam modernizar e otimizar os serviços
judiciais em Mato Grosso. O laboratório também realizou mais de 30 oficinas em
Linguagem Simples, com mais de 300 pessoas capacitadas, entre magistrados e
servidores.
A instalação de 61 Pontos de Inclusão
Digital (PIDS), por meio do InovaJus, é um dos legados da gestão da
desembargadora Clarice Claudino da Silva, para o Poder Judiciário. Os Pontos garantem
o acesso da população à Justiça de modo mais eficiente, rápido e econômico, sem
deslocamentos e gastos desnecessários e atendem 99% da população do estado.
“A instalação PIDs, pelo Tribunal de
Justiça de Mato Grosso, está ampliando o acesso à Justiça, permitindo que
populações antes distantes dos serviços judiciais possam exercer seus direitos
sem grandes deslocamentos. Esses postos não apenas levam os serviços judiciais
para mais perto das pessoas, mas também proporcionam inclusão social. Essa
iniciativa do TJMT fortalece a presença do Judiciário em regiões afastadas,
promovendo um atendimento mais acessível e eficiente à população”, comemora a
coordenadora do InovaJus, juíza-auxiliar
da presidência do TJMT, Viviane de Brito Rebello.
Inovação
e Solução Tecnológicas
O InovaJusMT atua na promoção da
cultura de inovação e na implementação de soluções que melhoram a eficiência e
a transparência do Poder Judiciário. Neste primeiro ano de atuação, o
laboratório entregou grandes projetos na área de automação, como os robôs
#TáPago e Saref e o Formulário Eletrônico para Atermação.
Automações
“As automações que o InovaJusMT
desenvolveu ao longo de 2023 e 2024 trouxeram mudanças práticas e importantes.
O Robô #TáPago, por exemplo, passou a certificar depósitos judiciais e a
expedição de alvarás automaticamente, agilizando um processo que antes tomava
muito tempo dos servidores e poderia gerar atrasos para as partes”,
exemplificou a coordenadora do laboratório.
Além do Robô #TáPago, o Sistema de Apresentação
Remota com Reconhecimento Facial (Saref) facilitou a vida de pessoas privadas
de liberdade ao eliminar a necessidade de deslocamentos, tornando o processo
mais simples e funcional.
Facilidades
para os usuários
O InovaJus também entregou o Painel de
Audiências, que organiza de forma clara e acessível as pautas do dia, reduzindo
dúvidas e o volume de atendimentos nas Secretarias das Varas.
Ferramentas como o Formulário Eletrônico para Atermação
ampliaram, ainda mais, o acesso ao Judiciário, facilitando a interação com os
serviços oferecidos. Por meio do formulário, qualquer cidadão pode dar entrada
em ações nos Juizados Especiais Cíveis, sem a necessidade de advogado.
Foi implementado o Painel de Audiências para mostrar em
tempo real a pauta do dia das audiências do primeiro grau do TJMT. O painel
reduziu a demanda de atendimento nas secretarias das varas, proporcionando mais
transparência e eficiência.
O Portal
de Serviços foi criado pelo InovaJus para ser um portal específico para
facilitar o acesso aos serviços digitais do TJMT, oferecendo uma opção direta e
simplificada aos usuários do sistema de justiça.
Automação
no PJe para agendamento de audiências nos Juizados
Especiais Cíveis, seguindo o fluxo de agendamento conforme o CNPJ da parte
reclamada.
O laboratório também implantou a
ferramenta para validar o E-Carta durante a expedição do documento no PJe.
“Cada inovação foi pensada para atender demandas reais, melhorar o trabalho interno e facilitar a vida do cidadão. Mais do que economizar tempo e recursos, essas ferramentas contribuem para que o Judiciário seja mais eficiente, transparente e próximo das pessoas que dele dependem”, finalizou a coordenadora do InovaJus.
Marcia Marafon
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
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