acessibilidade do site.

 24/12/2024   08:21   

Compartilhe: 

Núcleo de Previdência apresenta inovação, eficiência e comunicação direta com magistrados e servidor

O Núcleo de Previdência do Poder Judiciário de Mato Grosso (Nuprev) apresentou resultados extremamente positivos para o biênio 2023/2024.

Sob a presidência do desembargador Gilberto Giraldelli, coordenação do juiz-auxiliar da presidência, Túlio Duailibi Alves Souza, e gestão da analista judiciária, Ingrid Salomão Guimarães, as ações estratégicas do Núcleo solidificaram as diretrizes da atual gestão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). Presidida pela desembargadora Clarice Claudino da Silva, a gestão é marcada pela inovação, eficiência, justiça social e um olhar humanizado para as demandas dos servidores e magistrados que compõem o Judiciário Mato-grossense.

O Nuprev foi criado em 2023 e uma das marcas da gestão foi a solução para a compensação previdenciária, que há muito era esperada pela administração do Poder Judiciário. O acerto financeiro está ativo e os requerimentos estão sendo solicitados pelo sistema Comprev.

“Para que a solução fosse encontrada, a equipe realizou um árduo trabalho na busca de dados e passou por constante capacitação, diligência e monitoramento, dada a alta sensibilidade do produto”, explicou o Coordenador do Nuprev.

Comunicação priorizada

A equipe definiu fluxos para dinamizar os processos de trabalhos e priorizou a comunicação entre as áreas técnicas. A comunicação com os servidores e magistrados também foi priorizada e fortalecida, por meio da utilização de vários mecanismos de comunicação (presencial, WhatsApp, vídeo chamada, telefone institucional, e-mail e SDM).

Desde que o Nuprev passou a contabilizar os atendimentos, em junho de 2024, até dezembro, foram realizados cerca de 230 orientações previdenciárias.

“Os canais abertos de comunicação com nosso público tem fortalecido o que mais se espera na consolidação das atividades que é o diálogo, a efetiva aproximação com os servidores e magistrados e a propagação de atendimentos individualizadas e pontuais”, explicou a gestora-geral.

Previdência Complementar - A implantação da Política de Migração para o Regime de Previdência Complementar e o prazo final da janela para que magistrados e servidores pudessem realizar a adesão foi divulgada e subsidiada com palestras, simulador e ferramenta digital para o exercício da opção.

Pareceres Jurídicos – No período de 29 de novembro de 2023 a 06 de outubro de 2024, foram apresentados 70 pareceres jurídicos em processos de benefícios previdenciários. Para emiti-los é necessária uma análise profunda das legislações e entendimentos de Tribunais Superiores e das Cortes de Contas, por ser uma matéria dinâmica e esparsa no ordenamento.

A missão do Nuprev é administrar, regulamentar, executar e definir estratégias relacionadas a assuntos previdenciários de magistrados e servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso, ativos, aposentados e pensionistas e, desde a sua criação está atuando em plena conformidade com os objetivos para os quais foi criado. 

Marcia Marafon

Coordenadoria de Comunicação do TJMT

imprensa@tjmt.jus.br

Notícias Relacionadas

 26/12/2024   09:17

Coordenadoria Judiciária cumpre visão de justiça inclusiva, moderna e resolutiva no biênio 2023/2024

 Continuar lendo

 24/12/2024   15:17

Coordenadoria de Infraestrutura fez manutenção predial de 40 fóruns e entregou 9 obras no biênio

 Continuar lendo

 28/12/2024   15:41

Coordenadoria Militar priorizou prevenção de conflitos

 Continuar lendo