acessibilidade do site.

 18/12/2024   19:30   

Compartilhe: 

Poder Judiciário participa de diplomação de prefeito e vereadores eleitos em Cuiabá

O Poder Judiciário de Mato Grosso esteve presente na diplomação do prefeito de Cuiabá eleito, Abílio Jacques Brunini, da vice-prefeita eleita, Vania Garcia Rosa, e dos 27 vereadores eleitos na capital.


A solenidade foi realizada na tarde desta quarta-feira (18 de dezembro), no Teatro Zulmira Canavarros, localizado no anexo à Assembleia Legislativa, em Cuiabá.


A diplomação representa a confirmação dos resultados das urnas e a legitimação dos mandatos que se iniciam. O ato solene é o ponto culminante das eleições, pois é a partir da diplomação que os candidatos eleitos são formalmente autorizados pela Justiça Eleitoral a exercerem os cargos para os quais foram escolhidos pela população.


A presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, conduziu a solenidade. “É uma alegria e uma satisfação muito grande estar aqui hoje. Todos aqueles que se dispõem a um pleito eleitoral, a representar o povo, têm que saber qual é a sua responsabilidade. Tem que agir com responsabilidade, com coragem, com tranquilidade e transparência”, pontuou a presidente do TRE-MT.


Representando a presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Clarice Claudino da Silva, o desembargador Márcio Vidal destacou a importância da parceria entre os poderes para o exercício da democracia.


“Essa diplomação é apenas uma fase do processo do exercício da democracia. O que é fundamental é que a população exerça o controle externo sobre os ocupantes dessas cadeiras, tanto no Executivo, quanto no Legislativo. Que acompanhe, que participe, que não fique de braços cruzados porque uma cidade como Cuiabá, que tem um simbolismo muito grande na história porque foi o primeiro núcleo de povoamento, tem a responsabilidade de puxar o carro-chefe que impulsiona todos os outros municípios”, pontuou o desembargador.


Participaram da diplomação ainda a vice-presidente do TRE-MT, desembargadora Serly Marcondes Alves, o desembargador Mário Kono, o juiz auxiliar do TRE-MT, Aristeu Dias Vilela, a juíza da 39ª Zona Eleitoral, Suzana Guimarães Ribeiro, os juízes eleitorais Edson Dias Reis, Antônio Veloso Peleja Júnior, dentre outras autoridades. 


Foto: Ednilson Aguiar

Mylena Petrucelli

Coordenadoria de Comunicação do TJMT

imprensa@tjmt.jus.br