acessibilidade do site.

TJMT Inclusivo: inscrições seguem abertas para capacitação em autismo em Rondonópolis


 

08/10/2025

 
 

Por: Bruno Vicente

 
 

15:15

 
 

Imagem colorida traz o logotipo do projeto “TJMT Inclusivo” com tema de autismo. O título tem letras coloridas e fundo branco, destacando o texto “Programação Rondonópolis” em tom alaranjado.Seguem abertas as inscrições para a 5ª edição do TJMT Inclusivo: Capacitação e Conscientização em Autismo. O evento, promovido pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), será realizado no dia 17 de outubro, em Rondonópolis. Para se inscrever e conferir a programação completa acesse este link. 

A capacitação acontecerá de forma híbrida, com transmissão ao vivo no canal do TJMT no YouTube. No período das 8h às 17h, a programação contará com oito palestras, reunindo especialistas de diferentes áreas, como neurologia, psicologia, fisioterapia, educação, direito, e ainda ativistas do movimento autista. 

A abertura será feita pela desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho, presidente da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do TJMT, e pela juíza Aline Bissoni, diretora do Fórum de Rondonópolis. O evento busca oferecer um espaço voltado à ampliação do conhecimento sobre o tema e ao fortalecimento da inclusão.  

Programação

Data: 17 de outubro de 2025 (sexta-feira)

Local: Centro de eventos da ADNA – Rondonópolis – Rua Fernando Corrêa da Costa, 38, Jardim Monte Líbano.

Período Matutino

8h: Composição da mesa

8h15: Abertura – Desa. Nilza Maria Pôssas de Carvalho e Dra. Aline Bissoni

8h45: Apresentação do vídeo institucional “Autismo”

9h - Atividade 1: “Lugar de autista é onde ele quiser estar” – Nicolas Brito Sales (autista, ativista, escritor e fotógrafo)

9h20 - Atividade 2: “Inclusão social e neurodiversidade” – Dra. Anita Brito (neurocientista, especialista em autismo)

10h20 - Atividade 3: “Autismo: atualizações e impactos na sociedade” – Dr. Marino Miloca (neurologista pediátrico)

11h10 - Atividade 4: “Autismo: reconhecendo os sinais, critérios diagnósticos atuais e manifestações clínicas” – Paola Cristina de Almeida Barcellos (psicóloga)

12h: Almoço

Período Vespertino

13h45 - Atividade 5: “Depoimento de Mãe Atípica com meditação de fortalecimento Interior” - Adriana Ferreira de Souza - (servidora TJMT)

14h - Atividade 6: “Quando a resposta Chega Tarde: O Diagnóstico de Autismo na Vida Adulta” -  Erica Rezende Barbieri (psicóloga)

15h - Atividade 7: “Além de Técnicas: O Cuidado Humanizado com Famílias Atípicas no Contexto - Terapêutico.” - Luciano José Denti (psicólogo)

16h - Atividade 8: “O papel da Fisioterapia no Desenvolvimento de Crianças Atípicas e condições - Neuro psicomotoras” - Francieli Martins (fisioterapeuta)

17h - Atividade 9: “TEA sob a ótica dos Tribunais: alguns casos” - Antonio Veloso Peleja Júnior – Juiz Auxiliar, Vice-Presidência do TJMT e Renata do Carmo Evaristo Parreira – Juíza de Direito do TJMT

Realização/Apoio: Comissão de Acessibilidade e Inclusão do PJMT, Escola dos Servidores do Judiciário, Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), Projeto Autismo na Escola e ADNA.

Coordenadoria de Comunicação do TJMT

imprensa@tjmt.jus.br