Em Rondonópolis: Judiciário realiza a 6ª edição do movimento “Todos por Elas” nesta terça-feira
Promover a conscientização sobre
a violência de gênero e fortalecer a rede de apoio a mulheres, crianças e
adolescentes. Estes são os objetivos da 6ª edição do movimento "Todos por
Elas", que será realizado durante 40 dias, entre 18 de fevereiro e 28 de
março, em Rondonópolis. A abertura será realizada na terça-feira (18/02), às
9h, no Fórum da Comarca.
A iniciativa é do Poder
Judiciário de Mato Grosso e realização da Vara Especializada de Violência
Doméstica e Familiar contra a Mulher de Rondonópolis, com o apoio da
Coordenadoria Estadual da Mulher em situação de Violência Doméstica e Familiar
do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (CeMulher/TJMT).
A abertura contará com a presença
das magistradas, desembargadora Maria Erotides Kneip, coordenadora da Cemulher,
e juíza Maria Mazarelo Farias Pinto, da Vara Especializada de Violência
Doméstica e Familiar contra a Mulher de Rondonópolis, além de representantes
dos poderes executivo, legislativo e judiciário, instituições e empresas
parceiras.
Cronograma - Durante o período, em alusão ao mês da mulher, serão
realizadas diversas ações de conscientização em escolas, empresas e
instituições públicas e privadas, eventos locais, escolas, centros
comunitários, praças de pedágio e nos principais pontos da cidade. As
atividades foram estrategicamente pensadas para levar conscientização a
ambientes amplamente ocupados pelo público masculino, como o setor de
transporte de cargas.
Estão previstos ciclos de
palestras sobre o enfrentamento à violência contra a mulher e atividades
pedagógicas como adesivaços nas principais ruas e avenidas de Rondonópolis, pit
stop em pontos estratégicos e distribuição de materiais de divulgação. Uma
audiência pública, para discutir as questões relativas à violência de gênero e
as medidas de apoio, oferecendo um espaço para o diálogo entre autoridades,
especialistas e a comunidade, também está programada.
Números - Durante os oito anos de realização, o encontro conta com
mais de 10 mil pessoas impactadas em palestras com profissionais da área da
saúde mental; mais de 30 mil panfletos entregues; mais de três mil adesivos
colados em caminhões e veículos de passeio; mais de 40 mil quilos de alimentos
doados e, o mais importante, a redução significativa dos indicadores de
violência contra a mulher no município.
Parcerias - Em 2025, a ação conta com a participação de parceiros, como a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Prefeitura Municipal de Rondonópolis, Concessionária Nova Rota do Oeste, Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de Rondonópolis e Região (SETCARR), Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Terrestre de Rondonópolis e Região (STTRR), Associação dos Transportadores de Carga de Rondonópolis (ATC) e Concessionária Nova Rota do Oeste.
Assessoria
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
Notícias Relacionadas
24/01/2025 18:34
Corregedoria e Cemulher vão buscar apoio de prefeituras para enfrentamento à violência doméstica
29/01/2025 17:03
Poder Judiciário realiza reunião para a realização do 6º Encontro ‘Todos por Elas’ em Rondonópolis
27/01/2025 13:32
Comarca de Rondonópolis realiza palestra com psiquiatra sobre saúde mental











