Poder Judiciário participa de Encontro Mato-grossense de Municípios

“É
importante dizer que o Tribunal de Justiça sempre esteve ao lado do Tribunal de
Contas do Estado e da Associação Mato-grossense dos Municípios. Então, um
evento dessa magnitude, onde o Tribunal de Contas e a AMM trazem todos os
prefeitos do Estado de Mato Grosso para tratar de temas relevantes para a
administração pública, estar presente e estar ao lado desse evento traz uma
grandeza muito grande porque nos permite, dentro do possível, contribuir com os
debates e proposições”, disse.
O
magistrado destaca ainda que a atuação do Poder Judiciário nas comarcas é uma
das prioridades da gestão do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador
José Zuquim Nogueira. “Tudo reflete no Primeiro Grau. Se a gente tiver a
oportunidade de estar ao lado, discutindo políticas públicas com os Municípios,
podemos evitar a judicialização e permitir um melhor trabalho no primeiro grau”,
avalia.
Na
abertura do evento, que tem como objetivo reunir gestores dos 142 municípios
para discutir os principais desafios e soluções para uma gestão pública
eficiente, inovadora e sustentável, por meio da troca de experiências,
compartilhamento de boas práticas, palestras, entre outras atividades, o
presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo de Almeida enfatizou a
importância do Municipalismo. “A vida acontece lá no município, onde vivem os
cidadãos. E essa reunião é uma grande oportunidade para discutir o futuro das
cidades mato-grossenses. E o futuro depende de vocês, prefeitos e vereadores”.
O presidente
da Associação Mato-grossense dos Municípios, Leonardo Bortolin, ressaltou o
impacto do Poder Judiciário para a Administração pública municipal. “Não posso
deixar de agradecer ao Tribunal de Justiça, que em todos os momentos tem sido
grande parceiro, como na modulação dos efeitos do Fethab, no ano passado; como
tem sido agora para a gente poder pacificar a questão jurídica e assegurar que
cada prefeito tenha o direito de escolher o seu advogado ou escritório de
advocacia para exercer o seu assessoramento pessoal. Então agradeço muito a
toda essa construção”, disse em seu discurso de abertura do evento.
Realizado
entre os dias 18 e 19 de fevereiro, o Encontro de Municípios contará com vasta
programação voltada à melhoria das políticas públicas municipais. O Poder
Judiciário contribuirá, no dia 19, com a palestra da desembargadora Maria
Erotides Kneip, coordenadora da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar
do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso – Cemulher-MT.
O juiz Agamenon Alcântara, que também é membro da Cemulher, deixou
o convite para que todos participem. “É um tema que está na pauta nacional
e o Tribunal de Justiça há muito tempo vem tratando dessa matéria de forma
singular. Temos na desembargadora Maria Erotides um baluarte, que, com certeza,
trará muitos pontos a permitir não só a conscientização, mas também trazendo
questões práticas que possam auxiliar no enfrentamento”.
Celly Silva / Foto: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
Notícias Relacionadas
19/02/2025 16:23
Coordenadoria da Mulher oferece apoio para municípios cumprirem lei de combate à violência doméstica











