Programa Verde Novo arboriza bairro Dr. Fábio em Cuiabá
As ruas do bairro Dr. Fábio, em
Cuiabá, ficarão mais arborizadas com a atuação do Programa Verde Novo, do Poder
Judiciário de Mato Grosso. Isso porque foram distribuídas 300 mudas de ipês,
caju, angico, maracujá, tamarindo, ingá, jatobá e copaíba no sábado (22 de
fevereiro), na ação Rotary Day.
A iniciativa, do Rotary Clube, levou 29 serviços de meio ambiente e cidadania, saúde e cultura à comunidade na Escola Estadual Professor João Crisóstomo de Figueiredo, com a participação de aproximadamente 1.500 pessoas.
Foram plantadas 15 árvores na escola, representando os 12 clubes Rotary de Cuiabá, Várzea Grande e Chapada dos Guimarães, além de instituições internacionais, como a Cruz Vermelha e o Lions Club.
A engenheira florestal responsável pelo Verde Novo, Rosiani Carnaíba, afirma que o plantio na escola também é um processo de conscientização.
"Fizemos o plantio de ipês das variedades amarelo, roxo e branco, ao lado do refeitório, então vai ficar um local muito bonito, vai embelezar a paisagem, vai trazer conforto térmico para a comunidade escolar e já estamos conscientizando eles de que essas árvores têm que ser cuidadas por eles".
“São organizações internacionais que estão preocupadas com o meio ambiente. Nós precisamos reflorestar o mundo. O Poder Judiciário está de parabéns, através do Programa Verde Novo, um programa maravilhoso que planta e orienta as pessoas a plantar, cuidar e deixar a árvore crescer”, afirmou o presidente do Rotary Cuiabá, Luiz Carlos Culca Nogueira.
A estudante Izadora Santos, de 14 anos, é aluna do 9º ano da Escola Crisóstomo e pegou uma muda de maracujá e outra de angico para plantar na chácara de sua tia.
“Acho muito importante porque nossa cidade é bem quente, as árvores que estamos plantando podem trazer mais ar e frutos, deixam o ambiente mais fresco, é muito melhor”, constata Izadora.
A diretora da escola Crisóstomo, Geliane Almeida Rosa, explica que os cerca de 1.100 alunos do ensino fundamental e do ensino médio possuem disciplinas que tratam do meio ambiente na grade curricular, de modo que o programa do Poder Judiciário vem fortalecer esse aspecto ainda mais.
“A importância desse programa é sobre a conscientização do meio ambiente. Eles estudam sobre temas ambientais em várias disciplinas. Esse programa vem florescer mais ainda a nossa escola”, afirma.
Mylena Petrucelli / Foto: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br







12/01/2025 13:53
Tribunal de Justiça de Mato Grosso leva ações de impacto social para a 40ª Corrida de Reis
01/08/2025 09:55
Consultor do Prêmio Innovare avalia Programa Verde Novo, do Poder Judiciário de Mato Grosso
17/02/2025 11:33
Arborização em Cuiabá: Programa Verde Novo promove plantio de mudas no Parque da Família