TJMT cria Grupo do Meio Ambiente para impulsionar a jurisdição ambiental em Mato Grosso
O Tribunal de Justiça de Mato
Grosso (TJMT) instituiu, por meio da Portaria n.º 316/2025, o Grupo do Meio
Ambiente do Poder Judiciário, que será responsável por implementar as
diretrizes do Fórum Ambiental do Poder Judiciário (Fonamb), criado pelo
Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por meio da Resolução CNJ n.º 611 de
dezembro de 2024, em âmbito estadual.
Para fortalecer a atuação do
Poder Judiciário em questões climático-ambientais entre os órgãos do Poder
Judiciário estadual e federal em Mato Grosso, o grupo será coordenado pelo
desembargador Rodrigo Roberto Curvo. Fazem parte da equipe, também, as juízas
Milene Aparecida Pereira Beltramini e Henriqueta Fernanda Chaves Alencar
Ferreira Lima; o juiz Antônio Horácio da Silva Neto e um servidor (a)
responsável por secretariar os trabalhos, a ser indicado pelo coordenador.
O desembargador também é
coordenador do Núcleo de Sustentabilidade do TJMT; gestor do Programa Verde Novo
do TJMT; e ouvidor da Ouvidoria do TJMT.
Objetivos e atribuições
O grupo terá a responsabilidade
de monitorar o cumprimento da Política Nacional do Poder Judiciário para o
Clima e o Meio Ambiente, além de dar cumprimento às orientações do Fonamb.
Entre suas atribuições, destacam-se:
- Monitorar o cumprimento da
Política Nacional do Poder Judiciário para o Clima e o Meio Ambiente no
Tribunal, por meio de acompanhamento contínuo;
- Dar cumprimento às diretrizes e
orientações estabelecidas pelo Fonamb e às determinações da presidência e das
corregedorias;
Apoio técnico - identificar e
encaminhar processos ao Núcleo de Apoio Técnico às Ações Ambientais
(NAT-Ambiental), garantindo celeridade e efetividade na jurisdição ambiental;
- Propor estudos, pesquisas, campanhas,
debates e outras ações que objetivem articular e mobilizar a sociedade e o
poder público em matérias afetas à matéria climático-ambiental;
- Fomentar a atuação colaborativa
entre órgãos do Poder Judiciário estadual e federal, além de facilitar o diálogo
com outras instituições;
- Propor medidas e boas práticas
para aprimorar a jurisdição ambiental.
Conforme a Portaria poderão ser convidados a participar dos trabalhos magistrados, servidores (sem prejuízo de suas respectivas funções), além de representantes de órgãos e entidades de proteção ao Meio Ambiente, especialistas, pesquisadores (as) ou ainda, representantes da sociedade civil, a fim de contribuir com as atividades desenvolvidas.
Marcia Marafon
Coordenadoria de Comunicação Social do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br











