Ir para o conteúdo principal
Selo de Transparência
Logo CNJ

 17/03/2025   18:35   

Compartilhe: 

TJMT e Defensoria Pública Estadual fortalecem diálogo e parceria institucional

O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador José Zuquim Nogueira, recebeu, na tarde desta segunda-feira (17 de março), a defensora pública-geral, Maria Luziane Ribeiro de Castro. O encontro marcou o início de diálogos entre as novas gestões das duas instituições, com o objetivo de fortalecer a parceria e aprimorar o acesso à Justiça no estado.

A pauta da reunião incluiu diversos assuntos de interesse comum, com destaque para o apoio do Poder Judiciário ao fortalecimento da atuação da Defensoria Pública. A defensora-geral apresentou as demandas da instituição, ressaltando a importância da colaboração do TJMT para que a Defensoria possa expandir sua atuação e alcançar todas as 79 comarcas do estado de forma efetiva.

O desembargador presidente, José Zuquim, se mostrou receptivo às demandas e se comprometeu a auxiliar no que for necessário para que a instituição possa cumprir sua missão de garantir o acesso à Justiça para a população mais vulnerável.

“Quero ser parceiro. Conheço o trabalho da Defensoria, sei que o trabalho é intenso. Só conseguimos falar em melhoria se seguirmos de mãos dadas. Hoje, não é só trabalhar com processos, temos que trabalhar para melhorar a qualidade de vida do cidadão. Eu jamais poderia me furtar a isso, vocês integram o Sistema de Justiça. Estamos sempre de portas abertas para vocês”, garantiu o presidente.

A reunião confirmou a forte parceria entre as instituições. A defensora afirmou que a primeira visita à nova gestão ocorreu como esperado, já que as instituições realizam grandes projetos em parceria como a Expedição Araguaia e o Ribeirinho Cidadão.

“Já era esperado que seria uma excelente reunião. O desembargador presidente conhece muito a realidade da Defensoria e, inclusive, enalteceu a importância do nosso trabalho pelo fato de fazermos um atendimento efetivo à população que mais precisa no Estado de Mato Grosso. Ele se demonstrou bastante aberto, demonstrando todo o interesse em realizar as parcerias e efetivamente apoiar o fortalecimento da Defensoria Pública.

Participaram da reunião também Rogério Borges de Freitas, primeiro subdefensor público-geral, e Maria Cecília Alves da Cunha, segunda subdefensora pública-geral.

Marcia Marafon / Foto: Alair Ribeiro

Coordenadoria de Comunicação do TJMT

imprensa@tjmt.jus.br

Notícias Relacionadas

 03/09/2026   17:04

TJMT e Defensoria Pública celebram 10 anos de parceria voltada à solução consensual de conflitos

 Continuar lendo

 22/01/2026   10:06

“Uma Justiça distante não transforma a realidade. Sem diálogo, não há paz social”, afirma Zuquim

 Continuar lendo