acessibilidade do site.

 24/06/2025   15:26   

Compartilhe: 

Tribunal de Justiça de Mato Grosso é escolhido para sediar evento nacional de mediação e conciliação

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) irá sediar a próxima edição do Fórum Nacional de Mediação e Conciliação (Fonamec), nos dias 26, 27 e 28 de novembro de 2025, em Cuiabá. A definição ocorreu durante as deliberações do 17º Fonamec, realizado em Palmas (TO) entre os dias 17 e 19 de junho.

A confirmação foi feita com entusiasmo pelo desembargador Mário Roberto Kono de Oliveira, presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJMT e diretor regional do Fonamec na Região Centro-Oeste. 

“Tivemos agora em Palmas a oportunidade de participar do 17º Fonamec e já levamos o nosso convite para a próxima edição, que será realizada em nossa terra. Isso é um prazer imenso e, de fato, causou muita expectativa”, afirmou o desembargador.

A escolha de Mato Grosso como sede representa o reconhecimento nacional da atuação destacada do TJMT na promoção de métodos autocompositivos, como a conciliação, a mediação — área na qual o estado tem se consolidado como referência.
“São diversos os colegas de todo o Brasil querendo vir a Mato Grosso para esse encontro nacional de mediação. Isso mostra o quanto nosso tribunal vem se destacando nesse cenário”, complementou Kono.

Expectativas para a 18ª edição

A próxima edição do Fonamec, que terá o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) como sede, está programada para os dias 26 a 28 de novembro de 2025. O encontro reunirá magistrados, operadores do Direito, especialistas e profissionais da mediação de todas as regiões do país, com o propósito de compartilhar experiências, debater desafios e alinhar estratégias voltadas ao fortalecimento da cultura da paz e à consolidação dos métodos consensuais no âmbito do Judiciário brasileiro.
Segundo o desembargador Mário Kono, a organização já discute os eixos temáticos que deverão compor a programação do evento.

“Devemos trazer alguns nomes nacionais para expor seus trabalhos aqui e, ao mesmo tempo, valorizar a prata da casa. Essa troca de experiências é essencial — o que vem de fora nos enriquece, e o que levamos de Mato Grosso com certeza também contribui para o avanço dos demais tribunais”, destacou.

Sobre o Fonamec

O Fórum Nacional de Mediação e Conciliação – Fonamec é um Fórum Permanente, de âmbito nacional, instituído na forma do art. 12-A da Resolução nº 125/2010-CNJ, com objetivo de promover discussões e levantar boas práticas para aprimorar o exercício das funções desempenhadas por seus integrantes, buscando aperfeiçoar cada vez mais os métodos consensuais de solução de conflitos por meio do intercâmbio de experiências. A cada edição, o evento é sediado por um tribunal diferente, escolhido por consenso entre os integrantes da rede.

A 18ª edição do Fonamec, sediada pelo TJMT, posiciona o tribunal como referência nacional na promoção da cultura da mediação, da conciliação e da pacificação social. O evento reunirá representantes dos tribunais de todo o país e especialistas que são referência na área, fortalecendo o compromisso com o diálogo e a construção de soluções consensuais.

Fotos: Rondinelli Ribeiro/TJTO

Flávia Borges

Coordenadoria de Comunicação do TJMT

imprensa@tjmt.jus.br

Notícias Relacionadas

 03/11/2025   18:53

Presidente destaca papel do Judiciário na pacificação social na abertura da Semana da Conciliação

 Continuar lendo

 21/01/2025   14:09

Judiciário oferece oficina de parentalidade para pais em fase de separação; saiba como participar

 Continuar lendo

 29/01/2025   13:37

Judiciário proporciona facilidade e agilidade para solução de conflitos com métodos consensuais

 Continuar lendo